Armênia, como sempre, em guerra

outubro 01, 2020

O Cáucaso e o genocídio Os armênios, com seus grandes narizes, estão de novo lutando. Desta feita repetem as guerras contra o vizinho Azerbaijão de 1988 a 1994 e de 2016, onde se situa o enclave de Nagorno-Karabakh (N-K). Trata-se de um território de…

Turquia x Grécia: de novo?

agosto 30, 2020

Não é pelas razões atuais, pelas fantásticas reservas de gás no Mediterrâneo oriental, e sim pela compulsão beligerante de Recep Tayyip Erdogan, o maior encrenqueiro do planeta que não desiste do projeto pessoal de tornar-se um novo sultão. Turcos e…

70 anos da bomba atômica

julho 17, 2020

“A radiação não se pode ver nem tocar, nem sentir o odor. Quando fui a Chernóbil, logo me explicaram que não devia colher as flores nem sentar na relva, nem beber da água dos poços. A morte está escondida por toda parte”, escreveu Svetlana…

Os "amigos" de bolso

julho 14, 2020

Em política e nas relações internacionais os acordos e as amizades podem mudar instantaneamente, ao sabor dos interesses de momento. O mundo de hoje vive um retorno das ideias fascistas e nazistas que haviam sucumbido desde o final da 2ª. Guerra em…

Índia: caos na saúde e o coronavírus

julho 08, 2020

Saúde para todos: um sonho impossível A Índia, país de 1,36 bilhão de habitantes (ainda 5% a menos que a China), nunca teve um sistema de saúde digno de tal nome e agora, submetida ao governo radical do partido ultradireitista Bharatiya Janata de…

Líbia: cada vez mais uma nova Síria

junho 24, 2020

Quase nove anos depois que mísseis da OTAN bombardearam e afinal assassinaram Muamar Ghadafi quando o ditador fugia para Sirte sua cidade natal, já está mais do que na hora de devolver a paz ao povo líbio, condenado a servir de teste para as mais…

Refugiados, Covid-19 e guerra

maio 02, 2020

Foto de pixpoetry em Unsplash. Refugiados: grupo de elevado risco Dos cerca de 71 milhões de pessoas que perderam suas casas mundo afora, 26 milhões vivem em mais de 200 campos de refugiados à espera que a paz seja restabelecida. Limítrofe com a…

Gangues de todo o planeta na luta contra o Covid-19: agora vai!*

abril 21, 2020

A mídia internacional começa a noticiar, um tanto assombrada, que vários dos mais violentos grupos terroristas, de traficantes ou de criminosos urbanos mais estruturados estão pedindo às comunidades que controlam ou apavoram que sigam a quarentena…

A OMS, o Dr. Gebreyesus e o Covid-19

abril 13, 2020

Em sua edição do último dia 10 de abril o periódico londrino The Guardian publicou um corajoso e exemplar texto assinado por Stephen Buranyi relacionado à difícil missão que hoje tem a Organização Mundial da Saúde de coordenar o esforço global diante…

Covid-19: evidências insuficientes

março 23, 2020

Vitor Pinto em 22/03/2020 O título acima é originado de um texto publicado pelo professor John P.A. Ioannidis, um grego-americano de 54 anos, dia 17 último como First Opinion no STAT do Boston Globe Media, site dedicado a temas de saúde e descobertas…

A direita pelo mundo e suas coincidências

março 04, 2020

Vitor Pinto Escritor. Analista internacional As duas primeiras décadas do século XXI assistiram a passagem de uma onda global da direita, extrema ou quase, trazendo de volta conceitos e práticas que pareciam ter sido superados com o final da…

GORILAS DE RUANDA

fevereiro 23, 2020

Vitor Pinto Escritor, analista internacional No Parque Nacional dos Vulcões a visita às famílias de Gorilas da Montanha é uma das mais ativas fontes de renda para o turismo de Ruanda. É possível vê-los em seu habitat natural entre 3 mil e 5 mil…

Duas ilhas e dois destinos

fevereiro 18, 2020

Vitor Pinto Os britânicos exigem a tradição, seja para lembrar o passsado seja para explicar as novidades. Um século de confrontos O Sinn Fein (Nós por nós mesmos ou Soberania irlandesa), vencedor das últimas eleições em 8 de fevereiro, nasceu em…

China se submete ao coronavírus

fevereiro 09, 2020

Vitor Pinto Doutor em Saúde Pública (em 08/02/2020) Nos mercados a origem do coronavírus Wuhan é uma grande cidade da China central às margens do Yangtzé com 11 milhões de habitantes que, no entanto, significam apenas 0,8% da população total do país…

Iraque, uma vítima da má sorte

janeiro 16, 2020

Vitor Pinto (01/2020) Não é justo o que estão fazendo com o Iraque. Afinal, na velha Mesopotâmia entre o Tigre e o Eufrates, teriam nascido - entre muitos outros homens extraordinários - Abrahão, Noé, Hamurabi, Nabucodonosor e até Harum al-Rashid, o…

Putin, após 20 anos quer mais

janeiro 06, 2020

Vitor G. Pinto Enquanto os franceses se divertem com a incurável deselegância de Vladimir Putin, os russos - que não ligam para tais detalhes - após 20 anos já se acostumaram com as camisetas que mostram esse cultor das artes marciais como um super…

No Paquistão, a Justiça quer vingança

dezembro 23, 2019

Vitor Pinto (Escritor - Analista internacional) O Paquistão nunca se recuperou da tragédia que foi sua criação, em 1947, quando milhões foram assassinados na guerra em que se transformou a separação da Índia idealizada irresponsávelmente pelos…

Origens históricas do impasse venezuelano

dezembro 12, 2019

Uma velha e atual história venezuelana – ou - Origens históricas do impasse venezuelano O país da monocultura Esta é uma história* (necessariamente resumida) de como a Venezuela se tornou o que é hoje sob Maduro, depois de que em suas praias…

Qualidade de Vida: Viena em 1º

dezembro 11, 2019

O "Global Liveability Index" para 2019 acaba de ser publicado pela EIU - Unidade de Inteligência do The Economist - Viena, a cidade mais agradável do mundo Juliana A. Saad 17 de janeiro de 2019 Encantei-me com Viena à primeira vista. Com seu clima…

Chile paga seus pecados

dezembro 06, 2019

Vitor Gomes Pinto, em 05/12/2019 Vide, no site "Mundo Século XXI" o vídeo "Qué pasa en Chile" Tempos de ditaduras Decorridos cinquenta dias da erupção da violência popular no Chile (já com vários nomes pouco criativos: Primavera chilena - Revolução…

Colonialismo e a partilha da África

novembro 27, 2019

Vitor Pinto A Conferência de 1884 em Berlim não inventou o colonialismo, mas ao assegurar longa sobrevida aos exauridos impérios europeus do final do século XIX, confundiu-se com a própria origem do termo lançando à irrelevância histórica tudo o que…

Comunismo e ultradireita pelo mundo

novembro 18, 2019

Breve história russa: quarenta anos desde 1989 É verdade que ainda há os velhos comunistas espalhados pelo mundo e que PCs (Partidos Comunistas) em muitos sítios lutam para manter viva a sigla. No entanto, hoje somente cinco países se dizem nessa…

Migrantes congelam nas estradas europeias

novembro 05, 2019

A interminável crise migratória que assola a Europa constantemente encontra formas para reproduzir suas piores consequências e seus piores crimes, afetando tanto aos países que se negam a receber quem busca uma derradeira ajuda, quanto aqueles que…

Peru e Equador novamente sem rumo

outubro 08, 2019

A América Latina, para variar, neste último trimestre de 2019 enfrenta novamente suas costumeiras turbulências, desta feita com foco no extremo sul e no ampliado caos reinstalado na região andina. Em 20 de outubro irregularmente o candidato a líder…

Egito: ditadura ameaçada?

setembro 24, 2019

O poder das Forças Armadas O Egito é um país cujo governo e cuja economia pertencem inteiramente aos militares e esta é uma realidade que há muito faz parte do dia a dia do seu povo. Ser um militar tem sido pré-requisito para exercer a presidência do…

Colômbia: eleições e as velhas Farc

setembro 10, 2019

COLÔMBIA: eleições e as velhas Farc A Colômbia é e sempre foi um país politicamente alinhado à direita (como já analisado no texto  publicado neste site em 18/6/2018: https://mundoseculoxxi.com.br/category/americas/page/3/) e suas permanentes guerras…

Srinagar, uma cidade em silêncio

setembro 02, 2019

Índia cassa autonomia da Caxemira Ouve-se só o ruído do pisar das botas da soldadesca ou dos motores dos caminhões que os levam e trazem pelas ruas de Srinagar, a capital da Jammu-Caxemira pouco a pouco convertida numa cidade fantasma desde que, no…

Iêmen: guerras que se renovam

agosto 11, 2019

Iêmen: guerras que se renovam No extremo meridional da Ásia, tendo a África como paisagem logo à sua frente, o Iêmen paga caro pela própria importância estratégica. Nada justifica, no entanto, a escolha de seu povo como cobaia para experimentos e…

Como extinguir uma raça humana (Atualizado em 7/2019)

agosto 06, 2019

Paciência chinesa Os chineses são teimosos e pacientes, parecendo dispor de todo o tempo do mundo para alcançar seus objetivos, mesmo quando envolvem uma missão impossível: borrar do mapa a raça e a cultura uighur. Dizem os sábios que se acabar com…

Restam quatro eleições para 2019 na A. Latina

agosto 02, 2019

Com poucas chances de mudanças significativas, pela ordem Guatemala com 2º turno em 16 de agosto; Bolívia, Uruguai e Argentina em outubro vão às urnas para a escolha de novos presidentes. Como escreveu Marcelo Colossi para o site Nodal numa…

Zimbabwe enfrenta crise elétrica e seus fantasmas

julho 22, 2019

Corria o ano de 1980 e o professor Robert Mugabe, vibrante na juventude de suas 56 primaveras, caminhava firme à frente dos seguidores do Zanu-PF, o partido revolucionário da raça negra. A massa repetia em uníssono, como num ensaio de barítonos…

China e Estados Unidos lutam pela África

julho 01, 2019

Em um texto pleno de detalhes que demonstra o aprofundado conhecimento que o Autor possui acerca da realidade política, econômica e militar dos países africanos em seu todo, e examinada a ameaça de uma nova guerra fria no continente africano…

Guerra com o Irã: a nova loucura de Trump

junho 27, 2019

"Em 1916 pela primeira vez na história dos Estados Unidos um homem sem nenhuma experiência em cargos públicos e dono de claras tendências autoritárias foi eleito presidente". Assim Steven Levitsky e Daniel Ziblatt iniciam seu novo livro - Como as…

Três nações à deriva (com Atualização)

junho 16, 2019

Turquia pertence a Erdogan? A luta por regimes democráticos no leste europeu e em terras otomanas continua sendo um desafio que só loucos teimam em enfrentar. As "eleições" na Turquia, no Cazaquistão e na Moldávia são exemplos acabados de teimosas…

Safras e vinhos para todas as preferências

junho 06, 2019

Safras e vinhos para todas as preferências Recordações de 1945 e do século XVIII Algumas safras são inesquecíveis e não só por razões ligadas à vinicultura. Uma delas é a de 1945 que os franceses denominam de "safra da vitória" para lembrar o mundo…

100 vinhos top de 2018

maio 21, 2019

À esquerda: Champagne Don Pérignon 2008, Moet&Chandon em 5º lugar - no centro: Sassicaia Tenuta San Guido 2015 em 1º. Os melhores de 2018 As avaliações sobre os melhores vinhos do planeta realizadas em 2018 beneficiaram-se da indiscutível excelência…

Índia: a maior eleição do mundo (atualizado)

maio 19, 2019

Índia: a maior eleição do mundo Superada, em termos populacionais, apenas pela China, a Índia com 1,3 bilhão de habitantes, é também a maior democracia dos tempos atuais e, para comprová-la, fecha neste 23 deste maio de 2019 a 7a. e última etapa…

Uma velha história venezuelana

maio 13, 2019

Uma velha e atual história venezuelana O país da monocultura Esta é uma história* (necessariamente resumida) de como a Venezuela se tornou o que é hoje sob Maduro, depois de que em suas praias Cristóvão Colombo descobriu a América para logo ser…

Yazidis e o renascer de Zaratustra

maio 03, 2019

Contando com não mais de 700 mil crentes, a maioria dos quais na cidade de Mosul (em Nínive, no Iraque atual), os yazidis sequer constituem uma etnia. Pertencem ao povo curdo. Mas não só isso: são os curdos puros,  pois que suas origens remontam a…

Líbia consumida em sua 2a. guerra civil

abril 25, 2019

Os imensos campos, de alta qualidade e de fácil extração, que fazem da Líbia a principal reserva petrolífera do norte da  África, representam um atrativo irresistível para as grandes potências. Terra de árabes e nômades berberes, a Líbia sofreu o…

Venezuela sem rumos

março 23, 2019

O que se pode dizer sobre a crise venezuelana? Fazer alertas que ainda não tenham sido feitos? Perguntar como sobrevive um país com um milhão por cento de inflação anual (de 2018)? Por que Nicolás Maduro não volta a ser motorneiro, única função já…

O ditador renuncia após 30 anos

março 21, 2019

Para grande espanto de todos, Nursultan Nazarbayev aos 78 anos de idade decidiu pegar o boné, desistindo de ser o presidente eterno do Cazaquistão, cargo que na realidade ocupava desde 1989 quando ainda era o Secretário-Geral do Partido Comunista…

Venezuela: o maior apagão do mundo

março 09, 2019

Por mais que Maduro e sua vice Delcí Rodriguez intentem, uma vez mais, culpar o imperialismo, a oposição e até ao senador Marco Rubio, não há como evitar o diagnósico técnico impiedoso expresso pelo principal jornal venezuelano - El Nacional - que…

Estado Islâmico chega ao fim?

março 08, 2019

É possível assegurar que o Estado Islâmico (EI), o mais violento grupo jihadista surgido no Oriente Médio nos últimos anos, realmente acabou após a esmagadora derrota do califado no sudeste da Síria? A materia a seguir, baseada em informações atuais…

Informe de Desenvolvimento Humano 2019

março 01, 2019

O Banco Mundial publica o Informe de Desenvolvimento Humano de 2019, tendo como tema principal "A natureza mutável do trabalho": Posteriormente o documento completo será disponibilizado. Desde logo, um grande interesse cerca este abrangente e…

Ajuda humanitária ou invasão da Venezuela? (Atualização em 24/2/19)

fevereiro 22, 2019

Às vésperas da data (23/02/2019) marcada por Juan Guaidó para a entrega da ajuda humanitária ao povo da Venezuela que se debate diante da debacle progressiva do governo de Nicolás Maduro, milhares de pessoas fazem da fronteira com a Colômbia um…

As 52 eleições de 2019

fevereiro 21, 2019

Há uma verdadeira explosão eleitoral mundo afora neste ano de 2019. São nada menos que 52 pleitos espalhados por todos os continentes, envolvendo eleições somente presidenciais, parlamentares e, em sua maioria, gerais. A América Latina contribui com…

Malásia e seus lastimáveis políticos

fevereiro 15, 2019

Um pouco de história Aqueles que acreditam ter o Brasil os piores políticos do mundo provavelmente desconhecem o caso da Malásia, que obteve sua independência somente em 1957. O estreito de Málaca, descoberto pelos portugueses em 1511, três séculos…

CITGO e russos nos EUA ameaçam Maduro

janeiro 28, 2019

CITGO e russos nos EUA ameaçam Maduro De acordo com velhos companheiros que o conheceram na juventude, o presidente Nicolás Maduro comporta-se hoje como o mau motorneiro que já foi no começo dos anos oitenta no metrô de Caracas. Profundamente incapaz…

Xadrez e Inteligência Artificial

janeiro 21, 2019

Xadrez e Inteligência Artificial O Xadrez, que costuma ser um jogo de paciência e de poucas emoções ao vivo para seus aficcionados, voltou ao topo da modernidade com o lançamento pelo Google do AlphaZero, o mais poderoso Chess Computer (computador…

As sete eleições de 2019 nas Américas

janeiro 08, 2019

Marcadas pela onda da corrupção patrocinada pela brasileira Odebrecht, as Américas vão às urnas em sete países neste 2019. O início não poderia ser mais representativo dos problemas que hoje afetam a região: em 3 de fevereiro na América Central, El…

Trump quer fugir da Síria

dezembro 26, 2018

Donald Trump neste quase final de seus primeiros dois anos de mandato está querendo inovar, acrescentando ao "America First" o epíteto "Kurds Last" (Curdos por último) e. de contrapeso, colocando em posição secundária e sem dúvida muito difícil todos…

Ortega aterroriza Nicarágua

dezembro 16, 2018

O diretor da Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, reiterou que o governo de Daniel Ortega agora comanda a Nicarágua por meio do terror e da intimidação. Em Managua desde a última 5a. feira as forças policiais cercaram o quarteirão onde está a…

Quais são os países com os melhores sistemas de saúde

dezembro 10, 2018

Com o título de "Os 13 países mais saudáveis para viver como um expatriado" a organização InterNations que apoia e estuda pessoas que vivem fora de sua terra natal, completou mais um estudo global a fim de listar os países segundo suas condições de…

Na Bolívia, Evo e Linera querem quarto mandato

dezembro 08, 2018

Nascido há 59 anos numa comunidade aymará de Oruro, no Altiplano boliviano, Evo Morales que é o presidente da Bolívia desde dezembro de 2005, prepara-se para concorrer ao seu quarto mandato, o que lhe daria mais cinco anos no poder. Ao que tudo…

República brasileira tem novo Presidente

outubro 30, 2018

[caption id="attachment_5495" align="alignleft" width="183"] Haddad, à esquerda, e Bolsonaro, à direita, disputam o 2º turno em 28/10/2018[/caption] Resultado final Para um total de 147,3 milhões de eleitores habilitados , 115,9 milhões compareceram…

Mulheres etíopes no poder

outubro 28, 2018

Sahle-Work Zewde, 68 anos, foi escolhida pelo Parlamento, unanimemente, como a nova presidente da Etiópia, devendo exercer o cargo pelos próximos 5 anos com direito a uma reeleição, sempre indireta. Colocar mulheres no primeiro escalão do governo…

China e seus lixões de mar e terra

outubro 12, 2018

[caption id="attachment_5505" align="alignleft" width="300"] O rio Yang Tzé lança no mar do Leste da China mais da metade dos resíduos de plástico descartados no mundo (imagem de www.verdict.co.uk).[/caption] Ah, os chineses e suas bicicletas…

Eleições 2018 – Brasil e Distrito Federal

outubro 10, 2018

Ainda imerso em profunda crise o Brasil realizou no domingo 7 de outubro de 2018 uma das mais problemáticas eleições de sua história republicana. De certa maneira, não se poderia esperar algo distinto considerando o estado de descrença e de desânimo…

Crise venezuelana e o jantar de Nicolás e Cilia

setembro 18, 2018

Utilizando informações da Organização Internacional para a Migração (OIM) da ONU, a rede Al Jazeera atualiza dados sobre a crise venezuelana. Uma reação interna é possível? Até aqui a estratégia de poder absoluto montada por Hugo Chávez resiste ao…

Expectativa de Vida: Brasil é 10º na A. Latina

setembro 17, 2018

[caption id="attachment_4441" align="alignright" width="176"] Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - IDH 2016[/caption] O Brasil segue sendo o que em geral se denomina de um país de médio desenvolvimento, o que se comprova a cada…

Livrarias para quem?

agosto 22, 2018

Como os brasileiros, nos últimos tempos, aprenderam, o país hoje é uma soma crescente de crises setoriais, específicas, que reforçam constantemente a crise geral. Um bom exemplo do caos geral em que a nação se debate é o setor das livrarias e, por…

Bálcãs Ocidentais, a difícil aposta (7º texto da Série "Bálcãs: um debate atual")*

agosto 09, 2018

A União Europeia (UE) que já se expandiu, incorporando 11 países do leste (Bulgária, Rep. Checa, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Polônia, Romênia, Eslovênia, Rep. Eslovaca e Croácia), agora se dedica a uma nova tarefa: conquistar a adesão…

Zimbabwe 2018 - Zanu PF continua no poder

agosto 04, 2018

[caption id="attachment_5318" align="alignleft" width="300"] Robert Mnangagwa, presidente eleito do Zimbabwe e Nelson Chamisa, o desafiante do MCD em 8/2018[/caption] Hondo! Hondo! Hondo (Guerra na língua shona), bradavam os invasores da fazenda de…

Paquistão, um país que não deu certo

julho 30, 2018

Após 22 anos na oposição, afinal Imran Khan, aos 65 anos de idade, vence e será o 1º Ministro ao longo dos próximos cinco anos, governando o Paquistão à frente do centrista Tehreek-e-Insaf (PTI, Movimento da Justiça), por ele mesmo criado e…

El Salvador e Nicarágua: países sem rumo

julho 23, 2018

As manchetes dos jornais nicaraguenses não deixam dúvidas quanto à gravidade da situação atual: "Esquadrões da Morte de Ortega atacam Masaya - Paramilitares orteguistas entram a chumbo e sangue no bairro popular de Manimbó - OEA condena a repressão…

H1N1: cem anos da gripe espanhola

julho 11, 2018

H1N1: cem anos da gripe espanhola Uma rara combinação entre a extrema malignidade de um vírus, o estado embrionário da ciência médica e os horrores de uma guerra global produziu a gripe espanhola nos primórdios do século XX, a mãe de todas as…

Trump consegue eleger López Obrador

julho 01, 2018

Por esta Andrés Manuel López Obrador, o AMLO, não esperava. Há trinta anos como candidato permanente a cargos majoritários no México, desde prefeito da capital (cargo que exerceu entre 2000 e 2005) a Presidente da República, acostumado a campanhas…

Colômbia, sempre à direita

junho 19, 2018

Ao que tudo indica, a Colômbia está fazendo o possível para repetir seu fracasso de 1987. Três anos antes, o clima de crescente enfrentamento entre guerrilheiros e o governo tivera um momento de alivio na administração de Belisario Betancur, quando…

Kim Jong-un cresceu

junho 13, 2018

Para Kim Jong-un foi um salto gigantesco que lhe possibilitou, em uma reunião de menos de cinco horas aparentemente muito divertida, pois ele riu o tempo todo, sair da lamentável posição de pária internacional para a de um estadista global ainda não…

Mamãe Índia quer mais filhos

junho 08, 2018

Hoje com 1,3 bilhão de habitantes, a Índia em 2024 ultrapassará a China como o país mais populoso do mundo. Não bastasse isso, um novo grupo se consolida para pressionar ainda mais o caótico quadro demográfico indiano: o das grávidas com mais de 6…

Itália e Espanha: crises permanentes

junho 02, 2018

As crises italiana e espanhola parecem não ter fim, realimentando-se a partir de seus próprios desencontros. A Europa inteira e em especial a União Européia olham para o sul com preocupação crescente, pois as ameaças de retrocesso se multiplicam…

Farsa na Venezuela reelege Maduro

maio 21, 2018

Fraude e falsa oposição A Mesa de la Unidad Democrática - MUD - que congrega as forças opositoras ao chavismo na Venezuela pediu, várias vezes, ao ex-militar e pretenso dissidente do chavismo Henri Falcón, e ao pastor evangélico Javier Bertucci para…

América Latina e sua economia em maio de 2018

maio 14, 2018

O informe do CESLA - Centro de Estudios Latinoamericanos, Instituto Universitario de Predicción Económica L.R.Klein/Centro Gouss de Madri, Espanha (ligado à UAM - Universidade Autônoma de Madri) - referente à semana de 11 a 18 de maio de 2018 na…

Brasil poderá ser 5º no mundo em 2050

maio 01, 2018

Na contramão do intenso pessimismo dos brasileiros, para a maioria dos quais a atual crise é o fim do mundo, de acordo com as projeções da consultora global PricewaterhouseCoopers (https://www.pwc.com/gx/en/world-2050/assets/pwc-the-world-in-205…

Turquia sem democracia e sem liberdade

abril 25, 2018

A venda do último grupo midiático que ainda fazia alguma oposição à ditadura turca em março deste ano é o golpe final à liberdade de expressão e à imprensa livre na pátria de Receep Erdogan. O Grupo Dogan, que albergava a rede CNN e o principal canal…

América Latina 2018: Economia entre o Panamá e a Venezuela

abril 19, 2018

[caption id="attachment_2527" align="alignright" width="300"] Na véspera da eleição de 6/12, em todo o país fotos gigantes do presidente Nicolás Maduro "observam" o povo venezuelano[/caption] [caption id="attachment_2181" align="alignleft" width="30…

5a Feira Cuba terá novo Presidente

abril 16, 2018

Seguindo-se à eleição de 605 novos deputados no mês passado, a Asamblea Nacional Popular cubana escolherá na próxima 5ª. Feira, 19 de abril, os 31 componentes do Conselho de Estado indicando dentre eles o presidente e um 1º Vice. Fidel, falecido em…

Lula da Silva finalmente é preso

abril 08, 2018

Neste sábado, 6 de abril de 2018, aconteceu o que poucos consideravam possível: a detenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de cumprir a sentença de 12 anos e 1 mês ditada pela Justiça brasileira. Com isto, faz sua principal vítima a…

Etiópia muda etnia no poder

março 30, 2018

Surpreendentemente a Etiópia resolve pela primeira vez em sua história colocar um oromo na presidência, na tentativa de acalmar as manifestações de rua promovidas por membros das etnias Amhara e Oromo contra o governo que nos últimos três anos…

UMA ELEIÇÃO À ITALIANA

fevereiro 18, 2018

[caption id="attachment_5065" align="alignleft" width="275"] Sergio Mattarella, Presidente da Itália, convocou eleições para 4 de março de 2018[/caption] No confuso mundo atual, nada há de mais difficile da capire, ou difícil de compreender, que a…

Estado de emergência na Etiópia de Tedros Gebreyesus

fevereiro 18, 2018

Pela segunda vez nos últimos dois anos o governo etíope que é da minoritária etnia Tigray declarou esta semana um Estado de Emergência, destinado a coibir protestos de rua das largamente majoritárias etnias Oromo e Amhara (62% da população contra…

Africa do Sul: a renúncia de Zuma

fevereiro 13, 2018

[caption id="attachment_5042" align="alignright" width="268"] Jacob Zuma demite-se em 14/02/2018, aos 75 anos. "G" lembra Gupta (ver texto)[/caption] [Atualização: FINALMENTE, NESTA 4A. FEIRA DE CINZAS, 14/2/2018, JACOB ZUMA ENTREGOU O CARGO E NÃO É…

O impasse demográfico chinês

fevereiro 11, 2018

As comparações entre China (1,4 bilhão de habitantes) e Índia (1,32 bilhão), após quatro décadas de políticas demográficas radicalmente distintas, são inevitáveis. Na faixa da população economicamente ativa – 15 a 60 anos – estima-se que em 2040 a…

CHINA: UM OU DOIS FILHOS?

fevereiro 06, 2018

O diretor da fantástica cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2008 em Pequim, Zhang Yimou, residente na cidade de Wuxi, está sendo acusado pelo crime de ter sete filhos. Pouco importa o fato de que os fez com quatro mulheres, duas esposas e duas…

Melhores universidades do mundo incluem 29 brasileiras

fevereiro 03, 2018

Acaba de ser divulgado o Best Global Universities Ranking (Ranking Global das Melhores Universidades) pelo U.S. NEWS - Ver relação completa em: https://www.usnews.com/education/best-global-universities/search/?name= Com 100 pontos, o grau máximo, a…

O surto de Febre Amarela no Brasil: análise e recomendações

janeiro 28, 2018

Com 35 casos desde julho de 2017 até o meio de janeiro de 2018, acarretando 20 óbitos (inclusive um no Distrito Federal), o Brasil está hoje sob risco de uma perigosa reurbanização de uma doença que até aqui tem mantido um ciclo de transmissão…

Peregrinação mundial muçulmana em Bangladesh

janeiro 26, 2018

Biswa Ijtema (Congregação mundial) rivaliza com o Haji, a peregrinação obrigatória a Meca na Arábia Saudita (realizada entre julho e agosto, no Dhul al-Hija, o último mês do ano no calendário muçulmano) como o maior conclave religioso muçulmano do…

Erdogan tenta massacrar curdos na Síria

janeiro 23, 2018

Na 6ª. feira, 19 deste janeiro, as forças russas que controlavam o espaço aéreo da cidade síria de Afrin, junto à divisa com a Turquia, surpreendentemente se retiraram. Era a senha aguardada por Receep Erdogan, o sultão otomano que governa em Ancara…

Lei promete saúde universal no Egito...em 2032

janeiro 22, 2018

O povo egípcio está acostumado a militares de longa permanência no governo. Afinal, desde 1954 quando Gamal Abdel Nasser deu um golpe e assumiu a presidência, houve somente um breve intervalo civil de um ano. Foi em 2012 quando o engenheiro Mohamed…

A descentralização, afinal, funciona?

janeiro 19, 2018

O Informativo JJRA 1615 de 18/01/2018 (https://mail.google.com/mail/u/#inbox/1610bOf81632e440) abre espaço para textos relacionados ao ema "Descentralização". Abaixo, MUNDO SÉCULO XXI reproduz o oportuno texto de Radics e Muñoz, ambos economistas do…

Americanos, afegãos e o ópio

janeiro 12, 2018

Dezesseis anos atrás, quando os americanos chegaram ao Afeganistão, a produção de ópio era de 180 toneladas anuais. Em 2017 um novo recorde foi estabelecido, com 9.000 toneladas. Na província de Helmand em plena região do Indocuche, junto à fronteira…

Trotsky

janeiro 01, 2018

[caption id="attachment_4871" align="alignright" width="267"] Trotsky e Stalin[/caption]** Os telespectadores do Perviy Kanal – Canal 1 -, o de maior audiência em toda Rússia (é a Globo de lá, mas com 51% das ações na mão do governo federal), tiveram…

EUA perde na ONU e América Latina vota dividida

dezembro 22, 2017

A administração Trump sofreu nova e profunda derrota internacional, desta feita no plenário principal da ONU. Nesta 5a. feira 21 de dezembro de 2017, o mundo votou a resolução sobre o reconhecimento de toda Jerusalém como capital de Israel. O…

Fim de ano num mundo estranho

dezembro 11, 2017

Há good and bad news mundo afora neste conturbado final de 2017. Comecemos pelas boas notícias. Em Bagdá o primeiro ministro iraquiano Haiden al-Badi declarou que está finda a guerra com o Estado Islâmico (EI), como resultado da expulsão do movimento…

Iêmen perde seu maior líder

dezembro 05, 2017

Um certeiro foguete disparado por um comando Houthi explodiu o carro em que o ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh tentava fugir ao cerco imposto pelos seus mais recentes inimigos nos arredores de Sanaa, a capital. Abdul Malik al-Houthi que…

Honduras sob Estado de Sítio

dezembro 03, 2017

A instabilidade política instalada há oito anos em Honduras está de volta, com reflexos intensos no resto deste pequeno país centro-americano de 15,6 milhões de habitantes e nos países vizinhos - especialmente na chamada comunidade bolivariana que…

Suicídio de um croata em Haia

dezembro 01, 2017

O croata Slobodan Praljak aos 72 anos colocou, espetacularmente, fim à vida ingerindo veneno após ouvir sua sentença de condenação a 20 anos nos momentos finais da sessão do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) em Haia nessa 4a…

Curdos não são os culpados

novembro 27, 2017

Um texto, escrito por Hamid Dabashi e publicado na edição desta 2a. feira 27/11/2017 pela Al Jazeera sob o título "On the Kurdish question", é fundamente esclarecedor da situação atual do povo curdo nos quatro países do Oriente Médio ultimamente…

Enfim, a queda de Mugabe*(Atualizado em 09/2019)

novembro 17, 2017

"Nós aqui fizemos a guerra contra o império e o derrotamos. Foram anos duros, mas em 1980 tivemos eleições e elegemos Robert Mugabe como primeiro presidente e mudamos até o nome do país para Zimbabwe - A Grande Terra das Pedras. Nas ruas de Harare e…

Ultra direita cresce na Polônia

novembro 14, 2017

É cada vez mais impressionante o fortalecimento dos sentimentos fascistas, nazistas e acima de tudo os que se dizem nacionalistas  nos países do leste europeu, onde outrora dominava o socialismo soviético. No último sábado fontes neutras (vide Al…

Zimbabwe e o diretor da OMS

outubro 28, 2017

[caption id="attachment_4175" align="alignright" width="300"] Tedros Adhanom Gebreyesus, Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde a partir de 1º/7/2017[/caption] Quando, no já distante ano de 2002, fui ao Zimbabwe, Robert Mugabe tinha 78 anos e…

CHECOS ELEGEM UM NOVO TRUMP

outubro 24, 2017

Os sonhos da revolução de veludo que no final de 1989 em Praga levou o poeta, escritor e dramaturgo Vaclav Havel ao poder em substituição aos quarenta anos de regime soviético, esvaneceram-se no tempo e o povo checo, esquecido de tudo, achou por bem…

Áustria: centro e ultradireita no poder

outubro 18, 2017

[caption id="attachment_4738" align="alignleft" width="300"] Sebastian Kurz, eleito como 1º Ministro da Áustria[/caption] Aqueles que temem a volta da Áustria às mãos dos nazistas tremem agora com a vitória do Partido Popular (OVP), mesmo que apenas…

Peste reaparece em Madagascar

outubro 12, 2017

A temível Peste está de volta. Reapareceu na ilha de Madagascar, no Oceano Índico, justo em frente a Moçambique e Tanzânia. O conhecido especialista Dr. Pedro Tauil, membro do Observatório da Saúde do Distrito Federal, lembra que, sendo uma zoonose…

Dias convulsos na Catalunha (por Carolina Manau, direto de Barcelona)

outubro 09, 2017

**A Dra. Carolina Manau Navarro escreve desde Barcelona, sua terra natal, em resposta à carta que lhe enviei a respeito do tema da independência da Catalunha, explicando como está a situação após o Referendum no qual só votaram (duas ou três vezes…

A Saúde na Rússia, um século depois de Lênin

setembro 29, 2017

[caption id="attachment_4712" align="alignright" width="300"] Kremlin em Moscou[/caption] A revista The Lancet relembra o centenário da revolução russa de outubro de 1917 com um conjunto de oito textos relacionados às condições e ao sistema de saúde…

Curdistão iraquiano: Referendo confirma autonomia

setembro 19, 2017

[caption id="attachment_4673" align="alignright" width="300"] Kurdistão iraquiano em setembro de 2017 (Fonte: Al Jazeera)[/caption] Enfrentando forte reação contrária do governo nacional do Iraque e também dos Estados Unidos e dos vizinhos Irã e…

Merkel depende de aliados para governar (atualizado)

setembro 04, 2017

[caption id="attachment_4661" align="alignright" width="300"] Angela Merkel e Martin Schulz no debate final pela TV, a 3 semanas das eleições federais alemãs de 2017[/caption] O derradeiro debate pela TV, no último fim de semana, consolidou a…

Índia e Paquistão, 70 anos depois

agosto 30, 2017

Um mês depois de assinado o decreto que permitiu a retirada britânica e a independência da Índia e do Paquistão em agosto de 1947, numa pequena cidade fronteiriça do Punjab os moradores estranharam a chegada de um trem fantasma, cujo teto negro…

Execução de um inocente em Missouri suspensa na última hora

agosto 21, 2017

[caption id="attachment_4613" align="alignright" width="300"] Marcellus Williams, condenado à morte por injeção letal em Missouri, EUA[/caption] Mais um caso de pena de morte sem culpa comprovada sacode os Estados Unidos, desta feita no estado do…

TERRORISMO NA ESPANHA

agosto 18, 2017

A Espanha parecia estar preparada. As ameaças terroristas do Estado Islâmico – EI - , segundo o último informe do governo de Mariano Rajoy, duplicaram em 2016 e o nível de alerta 4 (o máximo é 5), que se mantém desde junho de 2015, logo após os…

Ruanda: um presidente por 40 anos

agosto 09, 2017

Paul Kagame acaba de ser reeleito presidente de Ruanda com 98,63% dos votos em uma eleição na qual votaram 6,7 milhões de ruandeses. O país tem 12 milhões de habitantes com um território pouco maior do que Sergipe (o menor dos estados brasileiros) e…

Crise brasileira: repercussões internacionais – Governo Temer resiste (Boletim nº 43 em 2/8/2017)

agosto 03, 2017

A imprensa global concedeu forte destaque ao noticiário sobre a votação na Câmara dos Deputados em Brasília que manteve a Michel Temer no cardo de Presidente da República. O noticiário reproduzido abaixo é, sucessivamente, do britânico The Guardian…

Votação eletrônica: um processo sob dúvidas

agosto 02, 2017

[caption id="attachment_4485" align="alignright" width="300"] Lixo eletrônico se acumula mundo afora[/caption] Até a empresa venezuelana que vem fabricando as urnas eletrônicas para as eleições nacionais na última década afirma que houve fraude na…

Desenvolvimento Humano (IDH)

julho 30, 2017

O PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - acaba de apresentar o seu costumeiro Informe para o Desenvolvimento Humano na versão correspondente a 2016, uma importante publicação desta feita dedicada ao tema "Desenvolvimento Humano…

Crise brasileira: repercussões internacionais - Lula é condenado por Moro (Boletim nº 42 em 12/7/2017)

julho 12, 2017

Numa decisão largamente esperada pelo país, o juíz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 e 1/2 anos de prisão como réu de processo tramitando no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo manchete do Le Monde, desde Paris, "O…

Os Bálcãs no século XXI (6º texto da Série "Bálcãs: um debate atual")

julho 11, 2017

[caption id="attachment_4325" align="aligncenter" width="300"] Rota de refugiados pelos Bálcãs ocidentais[/caption] Para examinar o que acontece neste começo de século e as perspectivas para os Bálcãs diante de novas contingências como o fato de…

Exército sob a lupa do The Economist

julho 07, 2017

Em matéria intitulada "procuram-se inimigos para o Exército brasileiro", publicada nesta 6a feira 7 de julho pelo Estadão, o The Economist afirma que cada vez mais as Forças Armadas brasileiras se transformam em uma força policial que, sem nada mais…

Estado Islâmico perde Mosul mas segue vivo

junho 29, 2017

Com base em informações divulgadas pelas redes BBC, The Guardian, Al Jazeera (sob forte ataque dos sauditas) e sites como o South Front, o Estado Islâmico (EI) mantém domínio sobre áreas na Síria e no Iraque onde vivem cerca de 6 milhões de pessoas…

Em educação a Estõnia é um surpreendente destaque

junho 25, 2017

A matéria abaixo reproduzida, da sempre excelente revista "Semana" de Bogotá, mostra o porquê da pequenina Estônia, uma ex-colonia da velha URSS, conseguir em um par de anos colocar-se entre os três melhores no ranking mundial de países na área de…

A França de Macron e a maldição de Houellebecq

junho 21, 2017

O segundo turno das eleições legislativas francesas em 18 de junho de 2017 teve o mais baixo comparecimento de eleitores desde a fundação da 5ª. República 59 anos atrás: apenas 42% concordaram em sair de casa para votar num domingo ensolarado com 3…

5. Seis séculos sob o Império Otomano (5º texto da Série "Bálcãs: um Debate Atual")

junho 17, 2017

Para compreender os Bálcãs atuais é essencial fazer um recuo de 665 anos na história, até 1.352 quando o Império Otomano (IO) ocupa a Bulgária e pouco depois faz o mesmo na Sérvia na Batalha de Maritsa, iniciando uma fase de domínio absoluto que…

Palestina, Hamas e a crise do Golfo

junho 15, 2017

Em maio de 2014 mais uma tentativa de acordo entre o Hamas (Movimento de Resistência Palestina) que administra a Faixa de Gaza desde 2007 e o Fatah/AP que tem a seu cargo a Cisjordânia, visando um governo em comum para toda a área palestina que…

Crise no Golfo: mais uma trapalhada de Trump

junho 07, 2017

O presidente Donald Trump, considerado o maior inimigo de si próprio, tuitou hoje à tarde:  "So good to see the Saudi Arabia visit with the King and 50 countries already paying off. They said they would take a hard line on funding extremism, and all…

Fugindo do terror e salvando a cerveja

junho 05, 2017

Olha a bomba! A imagem é do homem (à direita) que habilmente corria para longe das explosões no ataque terrorista do último sábado em Londres, com o caneco na mão sem derramar uma só gota da sua cerveja. O atentado atribuído ao Estado Islâmico…

Novo diretor da OMS é um etíope da etnia tigray

junho 03, 2017

Este ano a escolha de um novo Diretor Geral pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para substituir pelos próximos cinco anos a chinesa&canadense Margaret Chan teve três grandes novidades: eleição universal incluindo os delegados das 185 nações…

Crise brasileira: repercussões internacionais - Lava Jato: o maior escândalo de corrupção na história? (Boletim nº 41, em 1º/6/2017)

junho 01, 2017

O jornal britânico The Guardian publica em sua edição de hoje, 1º de junho, uma longa reportagem que começa inquirindo se a Lava Jato é de fato o maior escândalo da história e termina supondo que,  entre as hipóteses do que virá, existe a ameaça de…

OMS - Estatísticas mundiais de Saúde 2017

maio 21, 2017

A Organização Mundial da Saúde acaba de publicar as Estatísticas mundiais de saúde 2017: Monitorando a Saúde para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - WORLD HEALTH STATISTICS 2017: Monitoring Health for Sustainable Development Goals…

4. Haia x Milosevic (4º Texto da Série "Bálcãs: um debate atual")

maio 20, 2017

As guerras, em si mesmas, não têm justificativa, principalmente para aqueles que nelas são sacrificados sem chance de escolha e muitas vezes sem saber porque estão lutando. Uma vez que elas continuam inevitáveis as Nações Unidas consideram que há…

O Império Otomano voltou

abril 17, 2017

Recep Tayyp Erdogan é, de ora em diante, o califa, o novo sultão encarregado de trazer de volta aos turcos as glórias que o Império Otomano - nascido ao final do século XII - perdeu com a constituição da República da Turquia em 1923. Mustafá Kamel…

TRUMP ATACA A SÍRIA

abril 08, 2017

Na mansão de Mar-a-Lago em Palm Beach na Flórida, o garçom trouxe carneiro para Xi-Jinping e um filé de carne do Texas para Trump. As esposas acompanharam o pedido dos maridos e todos sorriram durante o jantar regado a um Girard Cabernet Sauvignon…

Sobre sistemas de saúde e seu financiamento

abril 07, 2017

Uma importante publicação saiu à luz no último quadrimestre de 2016, de grande interesse para quem atua nas áreas da saúde e de economia ou lida com finanças públicas, assim como para todos que acompanham de perto e usam ou pretendem usar os serviços…

Ditadura se arrepende depois de fechar o Congresso em Caracas

março 31, 2017

Coroando uma semana de máxima tensão entre o governo venezuelano e a Organização dos Estados Americanos – OEA -, afinal removendo o que restava da máscara de estado de direito, o governo de Nicolás Maduro ordenou ao Tribunal Supremo de Justiça – TSJ…

Venezuelanos fogem para a Colômbia

março 26, 2017

Venezuela e Colômbia são países vizinhos que interagem ao longo dos anos com uma população migrante que se movimenta entre um lado e outro da fronteira, segundo melhorem ou piorem suas condições de vida.Nos últimos tempos, uma crescente massa de…

Trump perde e Obamacare resiste

março 26, 2017

Com menos de cem dias na presidência, Donald Trump não para de dizer e fazer asneiras. Não é surpresa que, por um lado, as resistências aumentem e, por outro lado, que a perda de confiança dos que o apoiaram diminua. No grito não é sempre que se…

Sistemas de Saúde: a escolha entre o privado e o público

março 20, 2017

Em sua edição do último sábado (18/03/2017) o jornal The New York Times publicou um texto tão extraordinário quanto surpreendente com o título “A liberdade (de escolha) enganosa do Sistema Americano de Saúde” – The Fake Freedom of American Health…

Holanda derrota populismo

março 13, 2017

[caption id="attachment_858" align="alignright" width="170"] Recep Erdogan, o novo sultão otomano[/caption] Parecia incrível que a Holanda, um dos países mais desenvolvidos e democráticos do mundo, estivesse à beira de proporcionar a um populista de…

Melhores restaurantes do mundo em 2016 e seus preços

março 05, 2017

Para matar a curiosidade de fregueses do mundo todo acerca da lista anual dos melhores restaurantes mundo afora, conforme as escolhas feitas pela revista britânica RESTAURANT, o site EATER (www.eater.com/2016/) publica a lista das 50 Casas Top…

Crise brasileira: repercussões internacionais - Justiça brasileira é boazinha? (Boletim nº 39, de 19/2/2017)

fevereiro 20, 2017

A corrupção "a la brasileira" como se diz em toda América, espalhou-se pelos países vizinhos, da Venezuela ao México, meticulosamente estruturada pela Odebrecht. A nota publicada pela revista colombiana Semana e abaixo reproduzida dá bem ideia de…

Equador vai às urnas para substituir Correa

fevereiro 16, 2017

Neste terceiro domingo de fevereiro a eleição presidencial no Equador tem como novidade a ausência de Rafael Correa entre os candidatos. Depois de ser reeleito por duas vezes ele desta feita decidiu não concorrer “por razões familiares”. Irá para a…

Irmão de Kim Jong-un assassinado (ATUALIZAÇÃO)

fevereiro 14, 2017

Kim Jong-nam, meio-irmão do Líder Supremo Kim Jong-un, foi atacado no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres, agentes do regime da Coreia do Norte, morrendo antes de chegar a um hospital para onde policiais malaios tentaram levá-lo. As…

Irã e México marcham contra Trump

fevereiro 13, 2017

Donald Trump dedicou seu primeiro mês como presidente dos EUA a criar múltiplos problemas mundo afora, mas especialmente revoltou a iranianos e mexicanos. No Oriente Médio o risco de ações militares tornou-se crescente. Frente aos testes de Teerã com…

Mulheres de conforto só para japoneses

fevereiro 12, 2017

Depois de dois séculos e meio de autoimposto isolamento, a dinastia Meiji no final do século XIX fortaleceu-se e deu início à fase de expansão do imperialismo japonês que só terminaria com as bombas atômicas caindo sobre Nagasaki decretando o fim da…

Na Romênia, como no Brasil

fevereiro 08, 2017

Pressionados pelo DNA, o Diretório Nacional Anti-corrupção, que desde 2008, sob comando da Procuradora Codruta Kovesi (a Sérgio Moro de lá) faz questão de processar e condenar políticos e milionários à torto e direito, os parlamentares romenos apenas…

Três candidatos finais disputam OMS

janeiro 31, 2017

A Organização Mundial da Saúde acaba de escolher os três candidatos que sobreviveram à dura campanha dos seis proponentes preliminares para o cargo de Diretor Geral, e que deverão submeter-se ao processo de escolha, em maio próximo, pela Assembléia…

Na Europa, Dilma Rousseff dedica-se a acusar os outros (Boletim nº 39 de 28/1/2017)

janeiro 28, 2017

Liberada a viajar para o exterior, Dilma Rousseff está na Europa num tour organizado com o objetivo de discursar para plateias favoráveis à noção de que no Brasil houve um golpe e, assim, obter repercussão na mídia internacional na luta para…

Brasil e China em Davos

janeiro 23, 2017

A pacata e belíssima Davos no alto dos Alpes suíços viveu nesta última semana seus dias de maior glória. A cada ano em janeiro o Fórum Econômico Internacional reúne durante cinco dias a nata das lideranças mundiais para analisar o cenário e definir…

Trump chega e nós todos choramos

janeiro 22, 2017

20 de janeiro de 2017 pode ser um dos mais trágicos dias do mundo moderno. Hoje tomou posse Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos da América. É, sem dúvida, um troglodita que escolheu para ressuscitar o mais rico e o mais moderno dos…

Crise brasileira: Resumo da Lava Jato em janeiro de 2017 (Boletim nº 38 de 17/1/2017)

janeiro 16, 2017

Informações divulgadas no site da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Cidadania revelam que, até 5/1/2017 a Operação Lava Jato teve 260 inquéritos instaurados e um total de R$ 2,4 bilhões em recursos bloqueados, com R$ 745,1 milhões…

Série "As prisões do Brasil" - II. A opinião de um especialista

janeiro 12, 2017

Em recente visita ao Brasil, o professor britânico Roy King (76 anos - Universidade de Cambridge onde coordena o Instituto de Criminologia), considerado um dos maiores especialistas em todo o mundo em sistemas prisionais, concedeu entrevista à…

Regime venezuelano libera sete presos políticos

dezembro 31, 2016

Maduro está com medo, disse (sem permitir identificação) um homem de rua em Caracas onde, na madrugada deste sábado - último dia do ano de 2016 - sete presos políticos foram, finalmente, colocados em liberdade em obediência ao que foi colocado na…

ODEBRECHT: SUBORNOS EM 11 PAÍSES SEGUNDO DEP. JUSTIÇA DOS EUA

dezembro 27, 2016

O Departamento de Justiça norte-americano divulgou uma serie de documentos que comprovam a amplitude da influência deletéria da empresa brasileira Odebrecht em nove países da América Latina e dois da África, além do Brasil, pagando subornos estimados…

Barragem de Mosul: uma bomba-relógio

dezembro 16, 2016

Mosul, na Mesopotâmia, que já foi Nínive no século 25 A.C., depois de resistir aos assírios e aos impérios achemita, persa e otomano, caiu nas mãos do Estado Islâmico (EI) em junho de 2014. Em outubro último começou a ofensiva das forças aliadas…

Guantánamo, o último desafio para Obama

dezembro 13, 2016

[caption id="attachment_3473" align="aligncenter" width="300"] Base Naval de Guantánamo, norte-americana em terras cubanas[/caption] A promessa de fechar a Base Naval de Guatánamo foi feita por Barack Obama logo ao início de seu 1º mandato à frente…

Votos na Itália, Áustria e EUA

dezembro 06, 2016

As novidades nesta 1a. semana de dezembro de 2016 vêm de três países. Na Itália a profunda reforma constitucional pedida em referendo nacional pelo 1º Ministro Matteo Renzi (Partido Democrata) foi amplamente derrotada, com 60% dos votos pelo "Não…

Rio: na sombra do morro (o vídeo)

dezembro 03, 2016

Mundo Século XXI edita, com toda honra, o vídeo agora lançado pela rede Al Jazeera - Rio de Janeiro: In the shadow of the hill ("Na sombra do morro", em tradução livre), relatando o dia a dia nas favelas cariocas. Assista esta extraordinária peça de…

Fidel Castro sempre próximo ao Brasil

novembro 28, 2016

Fidel Castro Ruz faleceu em Havana aos 90 anos de idade neste sábado, 26/11/2016. Seu relacionamento com o Brasil desde a vitória da revolução cubana em 1959 foi bem resumido pelo jornal espanhol El País, edição em português, como se vê a seguir…

Hackers mudaram resultados na eleição dos EUA?

novembro 24, 2016

Ainda há tempo para exigir uma recontagem de votos. Amanhã (25 de novembro) vence o prazo para contestar formalmente os resultados das eleições norte-americanas de 3 de novembro e a candidata do Partido Verde, Jill Stein, afirma que as urnas dos…

Aleppo e as consequências de sua destruição

novembro 20, 2016

Até há pouco tempo um poderoso centro comercial sírio, Aleppo já não mais resiste à guerra. Três anos atrás a cidade foi dividida e as regiões oriental e sul que constituem a maior parte do território caíram nas mãos dos rebeldes, enquanto a parte…

Dinastia Ortega reina na Nicarágua

novembro 15, 2016

Os nicaraguenses em julho de 1979 comemoraram a vitória das milícias da Frente Sandinista de Liberação Nacional, a FSLN, na derrubada da dinastia Somoza que dominara o país por cerca de 50 anos. Estive em Managua e em León quando recém fazia um mês…

Donald Trump e a América real

novembro 10, 2016

[caption id="attachment_3395" align="aligncenter" width="300"]Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (imagem novembro de 2016) Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (imagem novembro de 2016)[/caption] Os americanos…

Venezuela tenta evitar o conflito aberto

outubro 27, 2016

Na ultima 4a. feira, 26 de outubro de 2016, deveria iniciar-se o processo de coleta de assinaturas, que se estenderia nos três dias seguintes, concretizando assim o 2º passo previsto para aprovar o referendo revogatório do mandato do presidente…

Troca de guarda na OMS

outubro 13, 2016

Na ONU é tempo de mudanças. Ainda neste ano sai Ban Ki-moon e entra – coisa rara – alguém da terra de Camões: António Guterrres, da animada Freguesia lisboeta de Santos-o-Velho, ex-Secretário Geral do Partido Socialista português Quase em seguida a…

A vitória do “No” e o Nobel só para Santos

outubro 03, 2016

O resultado do plebiscito de 2 de outubro na Colômbia – 50,21% dos que compareceram para votar disseram “No” – não deve ser interpretado como o esgotamento das propostas de paz para um país que vive em guerra há mais de cinquenta anos. Trata-se, na…

Míssil russo abateu Boeing MH17 na Ucrânia

setembro 28, 2016

Investigação altamente qualificada e "conclusiva" desenvolvida por especialistas holandeses, que são parte da equipe multinacional (inclui, ainda, técnicos da Malásia, Austrália, Ucrânia e Bélgica) encarregada das investigações a respeito do ataque…

Festa das Farc às vésperas da paz

setembro 25, 2016

Centenas de jornalistas e fotógrafos convidados cobrem a festa que marcou a abertura do Congresso das Farc numa clareira junto à selva em Llanos del Yarí, Departamento de Meta, onde os guerrilheiros sob o comando de Timochenko se esbaldam comemorando…

COLÔMBIA: SIM OU NÃO PARA A PAZ

setembro 25, 2016

Nas interlocuções de Havana a realização de um plebiscito nacional para formalizar o respaldo dos colombianos ao processo de paz firmado por Juan Manuel Santos e por Timochenko não era uma exigência nem uma inevitabilidade. Era, apenas, algo a mais…

Bongo 1 x Ping 0

setembro 19, 2016

Derrotar Ali Bongo numa eleição gabonesa é tarefa impossível, mesmo para o “filho do chinês” como é conhecido, desde o nascimento (no ano de 1942 em Ombouê, então na França Equatorial), Jean Ping. O Gabão, do tamanho do Rio Grande do Sul e 1,5 milhão…

PGR do PARANÁ denuncia Lula e sete outros em Trama Criminosa

setembro 15, 2016

O Ministério Público Federal por intermédio da Procuradoria Geral do Paraná / Força Tarefa Lava Jato, nos Autos nº 500661729.2016.4.04.7000/PR datados de 14/9/2016, oferece denúncia em face da prática de delitos, explicitando que “no período dentre…

Coréia do Norte: potência nuclear

setembro 09, 2016

Sem ter como esconder os efeitos do terremoto provocado por uma explosão de 5.3 graus na escala Richter  no mesmo lugar (em Pyunggig-ri onde costuma experimentar suas bombas atômicas), a TV estatal norte-coreana anunciou orgulhosamente a realização…

Colômbia: Paz com as Farc e guerra com o ELN

setembro 03, 2016

O “Acordo final para o término do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura” entre o governo colombiano e as Farc, assinado em Havana após 3 anos e 9 meses de negociações, seguindo a tradição de prolixidade dos documentos firmados na…

Temer é o novo presidente do Brasil

setembro 01, 2016

Após ter sido suspensa da presidência pelo Senado Federal em 12 de maio por 55 votos contra 22 (uma abstenção do presidente da Casa Renan Calheiros e três ausências), no dia de hoje, 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff perdeu definitivamente seu…

Impeachment: só as pedaladas ou toda a obra?

agosto 28, 2016

Aproxima-se o momento final do julgamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal sob a presidência de Lewandowski. Embora tenha ido às ruas desde junho de 2013, o povo como de costume está alijado do processo de discussão e não consegue…

Verão na Europa

agosto 26, 2016

A primeira foto abaixo é de Paris e a segunda, surpreendentemente, é de Moscou. Neste agosto, é o verão europeu, quando os chafarizes de rua se transformam num bem-vindo alívio para todas as idades. As imagens fazem parte de uma belíssima seleção na…

Ofensiva no Curdistão Ocidental

agosto 22, 2016

A cidade síria de Hasakah colada à fronteira com a Turquia e às margens do rio Khabuk, está dividida por linhas étnicas: árabes fieis ao governo de Assad no sul e curdos organizados nas UDP - Unidades de Defesa Popular do Partido dos Trabalhadores do…

Crise brasileira: repercussões internacionais – As razões de Dilma Rousseff (Boletim nº 36, 10/8/2016)

agosto 11, 2016

A Rede Al Jazeera recolocou em seu site a entrevista da ex-presidente Dilma Rousseff, na qual ela volta a apresentar as razões que considera legítimas para absolvê-la do julgamento que, no Senado brasileiro, está em seus derradeiros momentos e já…

Maoístas assumem no Himalaia

agosto 08, 2016

Do tamanho do estado do Ceará, mas com o triplo de sua população, o Nepal sofre com dois males inextinguíveis: os terremotos e os políticos. Em não mais do que 15% de seu território, ao norte a cadeia montanhosa do Himalaia que forma os limites com o…

O naufrágio venezuelano

julho 31, 2016

A reportagem reproduzida abaixo é do jornal La Nación e reflete com realismo e crueza a realidade da Venezuela atual que naufraga sob o militarizado governo de Nicolás Maduro. Assista, também, o vídeo que MUNDO SÉCULO XXI publica sobre a crise no…

A crise e os governos subnacionais

julho 30, 2016

O artigo dos Profs. José Roberto Afonso e Vilma da Conceição Pinto, do qual Mundo Século XXI publica a seguir um resumo, expõe com franqueza e em termos duros a situação dos estados brasileiros diante da crise econômica nacional. Chama a atenção até…

O doping soviético

julho 27, 2016

Vladimir Putin descuidou-se e deu um passo em falso, exatamente no terreno em que mais se gaba como o protótipo do moderno super-homem soviético, o da cultura física. Guindado em 1998 por Boris Yeltsin a chefe do então recém criado FSB - o Serviço de…

O improvável terrorismo brasileiro

julho 23, 2016

Depois de comer muita poeira pela longa estrada de terra, os agentes da Polícia Federal localizaram a casinha onde Israel Pedra Medeiros mora com a família na Colônia de Açoita Cavalo, município gaúcho de Morro Redondo (pouco mais de 6 mil habitantes…

Turquia: Intentona fortalece o ditador (Inclui atualização em 8/16)

julho 19, 2016

À exceção de seus beneficiários diretos, raros são os turcos que não acreditam em Recep Erdogan como o patrocinador e organizador da tentativa de golpe, naturalmente frustrada, feita com a intenção de derrubá-lo da cadeira presidencial onde na…

Brexit: um desastre!

junho 26, 2016

[caption id="attachment_3033" align="aligncenter" width="300"]A dúvida dos britânicos terminou: BREXIT venceu (Stock Photo, 05/2016) A dúvida dos britânicos terminou: BREXIT venceu (Stock Photo, 05/2016)[/caption] De proporções incalculáveis, a…

A paz com as Farc

junho 23, 2016

A penúltima quinta feira de junho deste 2016 é sem dúvida uma data de valor histórico. Finalmente o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias de Colombia, as Farc, reuniram-se em Havana para firmar um acordo de paz que promete dar fim a…

Um salario a troco de nada: quem quer?

junho 20, 2016

Não, não se trata do bolsa-família, que exige o cumprimento de alguns compromissos e se destina apenas aos mais pobres. É, isso sim, uma decisão do governo de pagar um salario mensal a todos, sem nada pedir em troca. Não importa a condição pessoal de…

O século das cidades

junho 16, 2016

Certamente, se XIX foi o século dos impérios e XX o dos estados nacionais,  agora é a vez das cidades, do pleno domínio dos núcleos urbanos onde 2/3 da população do mundo estará vivendo em 2.050. O Brasil deixou de ser um país rural em 1965. Então…

Brexit e a Saúde na Europa

junho 10, 2016

A Unidade de Inteligência do The Economist acaba de publicar um estudo intitulado Healthcare markets in Europe: What would be the impact of Brexit? - Mercados de atenção à saúde na Europa: quais seriam os impactos do Brexit (Saída do Reino Unido da…

Populismo traz de volta o medo em Lima e em Viena

maio 30, 2016

[caption id="attachment_2995" align="alignleft" width="300"]Herbert Hofer, mais jovem, do Partido da Liberdade cumprimenta o eleito Van der Bellen, em Viena, 2016. Herbert Hofer, mais jovem, do Partido da Liberdade cumprimenta o eleito Van der…

75% das famílias são das classes C, D e E

maio 30, 2016

Das 66,8 milhões de famílias brasileiras, neste ano de 2016 as que permanecem nos estratos mais pobres somam 75,5% do total, de acordo com dados divulgados do estudo publicado pela Abep - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. São 49,9…

Crise brasileira: repercussões internacionais - A oposição que vem de fora (Boletim nº 33, 14/5/2016)

maio 14, 2016

Certamente o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, tem uma tarefa e tanto pela frente: desmontar o aparelho montado sob a orientação do ex-assessor Marco Aurélio Garcia junto aos mais sensíveis ativistas de esquerda que labutam na mídia…

Crise brasileira: repercussões internacionais - 67,9% x 27,2% em vitoria estrondosa do Impeachment (Boletim nº 32 de 20/5/2016)

maio 12, 2016

A decisão do Senado brasileiro de aprovar a admissibilidade do impeachment contra o governo de Dilma Rousseff ecoou mundo afora. A mídia global reagiu de forma cautelosa, ainda dando destaque às acusações da presidente deposta apesar dela ter sido…

SAÚDE NOS ESTADOS UNIDOS - 2015

maio 07, 2016

Acaba de ser publicado pelo CENTRO NACIONAL DE ESTATÍSTICAS DE SAÚDE (USNCHS) e pelo CENTRO PARA O CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS (CDC) o relatório "Saúde, Estados Unidos, 2015" (Health, United States, 2015). O texto completo pode ser lido em https…

Britânicos e espanhóis, confusos, voltam às urnas - Khan eleito em Londres

maio 06, 2016

Esta 5ª. feira, 5 de maio de 2016, foi dia de eleições municipais no Reino Unido. Como tudo por lá, cada qual opta pelo regime eleitoral que lhe pareça mais adequado e cada qual se adapta do jeito que pode ao governo que tem. Trata-se da escolha de…

Síria sem horizonte

maio 05, 2016

Novos tempos, velhas e novas guerras sacodem o mundo sem trégua enquanto o século XXI, que tantas esperanças trazia, aproxima-se do final de sua segunda década assistindo à multiplicação e agravamento crescentes de conflitos locais que ameaçam…

SÍRIA E RÚSSIA APAGAM HOSPITAL DOS MSF EM ALEPPO

maio 01, 2016

Enquanto, num esforço desesperado da ONU, as partes estavam reunidas em Genebra na tentativa de costurar uma paz ou uma trégua na guerra que consome a Síria, o presidente Al Assad e as forças russas enviadas por Vladimir Putin aproveitaram-se de que…

Crise brasileira: repercussões internacionais - Ação bilionária contra Petrobrás nos EUA (Boletim nº 30 de 20/4/2016)

abril 20, 2016

O julgamento de uma das mais devastadoras ações que correm contra a Petrobrás nas cortes dos Estados Unidos - abertas pelo juiz federal Jed Rakoff - está previsto para setembro deste ano. A Nota abaixo, publicada no site da Hermann&Bernstein…

Processo de impeachment de Dilma Rousseff por Carlos Pio no NYT

abril 19, 2016

Na edição de 2a. feira, 18/4/2016, portanto um dia após a votação na Câmara dos Deputados em Brasília que aprovou por 367 votos contra 137 o encaminhamento ao Senado do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o NEW YORK TIMES deu espaço…

Impeachment de Dilma e o muro inútil

abril 18, 2016

[caption id="attachment_2898" align="alignright" width="300"]Comemoração do 342º voto pró-impeachment de Dilma Rousseff no gramado ao lado do Congresso Nacional (foto: Fabio TRodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Comemoração do 342º voto pró-impeachment…

O muro que divide o Brasil e o impeachment de Dilma

abril 16, 2016

No meio desta semana fiz uma excursão triste, mas educativa, à Esplanada dos Ministérios em Brasília, a capital de todos os brasileiros. Fui ver o Muro com o qual dividiram a cidade. É de lata e pode ser derrubado com facilidade; está entre duas…

Desgraças do sistema de saúde brasileiro pioram na crise econômica

abril 15, 2016

Na edição hoje divulgada - Volume 387, No. 10028, p-1603-1604, 16 April 2016 - a revista londrina THE LANCET inclui artigo remetido do Rio de Janeiro e assinado por seu correspondente Jonathan Watts, dizendo que "cortes orçamentários e instabilidade…

Crise brasileira: repercussões internacionais - 1a. votação pelo impeachment (Boletim nº 29 de 12/4/2016)

abril 12, 2016

O encaminhamento favorável do relatório pró-impeachment do deputado goiano Jovair Arantes na 2a. feira, 11 de abril, ganhou a 1a. página dos principais jornais no mundo todo. A presidente Dilma é retratada em suas piores poses. A rede Al Jazeera…

Peru: Fujimori de novo? (com resultados eleitorais)

abril 09, 2016

Neste segundo domingo de abril o Peru foi às urnas para eleger quem o governará pelos próximos cinco anos. Com um Congresso unicameral os eleitores escolheram, também, a 130 parlamentares, ademais dos seus representantes no Parlamento Andino. Desde o…

Sanders e o sistema de saúde norte-americano

abril 08, 2016

Meu irmão, Bernie Sanders, acertou na saúde (My brother has got it right on healthcare) declarou Larry Sanders em texto publicado pelo jornal londrino The Guardian, comentando o tema extremamente sensível do caríssimo e pouco eficaz sistema de saúde…

Crise brasileira: repercussões internacionais – Insistentes pedidos pela renúncia (Boletim nº 28 de 04/4/2016)

abril 04, 2016

Dizem que se saiu no New York Times é porque aconteceu ou vai acontecer. Neste domingo 3 de abril The NYT abriu sua edição com a manchete (em tradução livre): “Pessoas de dentro dizem como o suborno alimentou a crise política brasileira”. Insider’s…

BRASIL É GARANTIDOR DA PAZ COM ELN

abril 03, 2016

Finalmente na última 4ª. feira (30/3/2016) parece ter sido iniciado, formalmente, um processo de encaminhamento da paz entre o governo colombiano e o Exército de Liberação Nacional, o ELN – guerrilha que atua há cinquenta anos no território do país…

Águas de março levam o governo Dilma

março 31, 2016

Lá se foi o mês de março e com ele o verão de 2016, levando consigo o que restou do governo Dilma Rousseff. Desde o começo os sinais eram preocupantes. No segundo dia um toró arrasador desabou sobre o Beira Rio em Porto Alegre, alagando a multidão…

As viúvas de Vrindavan

março 25, 2016

[caption id="attachment_2827" align="alignleft" width="300"]Trem de peregrinos deixando a cidade de Mathura, na Índia, onde foram adorar a Krishna (26/7/2010) 2010 Hindu devotees travel on the roof of a train after participating in Guru Purnima…

Crise brasileira: repercussões internacionais - A 3a. semana de março de 2016 (Boletim nº 27, 19/3/2016)

março 19, 2016

O rápido agravamento da crise política (afora a econômica) brasileira ganhou contornos cada vez mais dramáticos a partir da presença de cerca de 3 milhões de manifestantes (1,4 milhão na Avenida Paulista em São Paulo) contrários ao governo nas ruas…

Crise brasileira: repercussões internacionais - Abismo em 1a. página pelo mundo (Boletim nº 26, em 17/3/2016)

março 18, 2016

O intenso abalo que sacode o governo e a política brasileira ganhou destaque máximo nos grandes jornais mundo afora nesta 5a. feira (17 de março de 2016) crítica. [caption id="attachment_2789" align="alignright" width="284"]Lula, novo Ministro da…

Serviços de saúde na Síria em guerra

março 11, 2016

Para os médicos e as enfermeiras não há pior lugar para exercer a profissão do que na Síria atual, diz Sharmila Devi em artigo publicado na revista The Lancet desta semana (Syria's health crisis. Volume 387, Nº 10023, 12/3/2016 - thelancet@lancet…

Novos ventos pelos Andes em 2.016

março 03, 2016

[caption id="attachment_2782" align="alignleft" width="240"] El Condor, em sua vigilia, passa sobre os Andes[/caption] Os ventos da cordilheira são radicais e avassaladores toda vez que se põem a correr morro abaixo. Mas isso não acontece o ano…

Bolívia nega poder infinito a Evo Morales

fevereiro 23, 2016

Nos idos de 2005 a estratégia de Evo Morales e do seu Movimento ao Socialismo, o MAS ()criado dez anos antes em Cochabamba, a capital da coca), funcionou, . Ele obstruiu o funcionamento do seu país com greves e bloqueios intermináveis de vias nas…

O pacote neoliberal de Maduro

fevereiro 19, 2016

O presidente venezuelano jura de pés juntos: aquilo que o país inteiro está chamando de “paquetazo de Maduro”, na verdade “no es un paquete neoliberal”. Contudo, é o mais próximo a isso que já chegou o governo bolivariano desde as medidas…

Gastos em saúde e o PIB em 35 países

fevereiro 13, 2016

A tabela a seguir estruturada mostra os dados disponibilizados em 2.015 pela OCDE sobre Gastos Nacionais em Saúde - dispêndios totais como percentual do Produto Interno Bruto (PIB), dispêndios do setor público como % do PIB e gastos totais per capita…

Sistemas nacionais de saúde: qual é o melhor?

fevereiro 11, 2016

O Brasil implantou o Sistema Único de Saúde, o SUS, em 1988 e desde então discute como fazê-lo funcionar bem, como financiá-lo e ultimamente, cada vez mais, como salvá-lo. O jornal britânico The Guardian (www.theguardian.com.uk – edição de 9/02/201…

A ODISSEIA CURDA

fevereiro 05, 2016

Do século VII a.C. à era medieval A manutenção pelos curdos, ao longo dos séculos, de sua identidade como povo é um dos milagres que a natureza e a história não conseguem explicar. O amálgama que tem unido as centenas de tribos nômades que há cerca…

Sobre o vírus Zika

fevereiro 02, 2016

Os textos a seguir foram disponibilizados pelo Dr. Pedro Tauil, conceituado médico epidemiologista que hoje faz parte do Observatório da Saúde do Distrito Federal. O primeiro, que é um documento elaborado por técnicos da OMS em resposta ao surto…

Chance de paz para a Síria?

janeiro 31, 2016

Após duas tentativas (a última há dois anos), Genebra volta a reunir as principais forças envolvidas no trágico conflito sírio que já dura cinco anos, sob os olhos atentos do mundo que espera pelo menos uma trégua que permita - como disse Angela…

Putin e o envenenamento de Sasha

janeiro 25, 2016

[caption id="attachment_2707" align="alignleft" width="275"] Sasha Litvinenko, 48 anos, no leito de morte em Londres, 2006[/caption] A novidade no assassinato de Sasha (Alexander) Litvinenko em Londres foi o emprego pelos agentes da ex-KGB (atual FSB…

Egípcios, romanos e seus vinhos(*)

janeiro 23, 2016

Seguindo a tradição, quando o jovem Faraó Tutankamon – a Imagem Viva de Amon – deixou a vida com apenas 18 anos em 1.352 A.C., o que havia de melhor deveria acompanhá-lo em sua caminhada post-mortem. O sarcófago do filho de Akhenaton e provavelmente…

União Europeia: Espaço Schengen ameaçado

janeiro 20, 2016

A crise migratória com milhões de refugiados querendo entrar e pedindo asilo na Europa pode, agora, resultar no fim do mais apreciado ganho da União Europeia: o Espaço Schengen, via imposição dos velhos controles fronteiriços. O presidente do…

Teerã, a nova ameaça à Petrobrás

janeiro 19, 2016

Para quem anda mal das pernas qualquer tropeço por pequeno que pareça é um desastre potencial. As informações hoje veiculadas dizem que a Petrobrás (conforme a provedora da área financeira “Economatica”) perdeu nada menos que 85,5% em valor de…

Collor e Lula na lama da BR Distribuidora

janeiro 13, 2016

Está reproduzido, abaixo, parte do texto publicado pelo O Popular (em 13/01/2016) explicando um pouco mais sobre como a Petrobrás, a maior empresa brasileira e uma das mais ricas do mundo, viu-se consumida pelo desvio de seus recursos para alimentar…

Irã e Arábia Saudita: o ódio pode criar a guerra?

janeiro 05, 2016

Dois dos regimes mais absolutistas e radicais da Terra se desentendem e uma vez mais ameaçam o instável equilíbrio entre a paz e a guerra no Oriente Médio. Em termos de regime, qual o pior: o reino sunita da Arábia Saudita ou o império xiita dos…

Onde degustar vinhos pelo mundo em 2016

janeiro 04, 2016

Os apreciadores de um bom vinho têm à disposição um selecionado número de eventos de porte grande e médio, praticamente durante todo este ano de 2016 pelo mundo afora. Para quem comercia com vinhos a London Wine Fair (Feira de Vinho de Londres) na…

Mein Kampf tem edição liberada

janeiro 03, 2016

Noventa anos depois da edição de seu primeiro volume, em 31 de dezembro último o único livro escrito por Adolf Hitler - Minha Luta (Mein Kampf) - obedecendo a legislação da Baviera, a cujo estado pertencem, caiu em domínio público e poderá de ora em…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Brasil em queda (Boletim nº 24 em 30/12/2015)

dezembro 30, 2015

Na edição que chega às bancas em 2 de janeiro de 2016, a revista The Economist  coloca uma acabrunhada Dilma Rousseff na capa e faz dura análise a respeito do Brasil atual e de suas chances de sair da crise. **"A queda do Brasil ** Desastre agiganta…

Civilização árabe em crise

dezembro 28, 2015

[caption id="attachment_2618" align="alignright" width="300"]Todos rezam por Alá, mas sunitas e xiítas seguem guerreando Todos rezam por Alá, mas sunitas e xiítas seguem guerreando[/caption] A conceituada revista SEMANA (www.semana.com) de Bogotá…

África Central à beira de um novo genocídio

dezembro 26, 2015

Na região dos Grandes Lagos – entre o Victoria e o Tanganyka – um pequeno país do tamanho de Alagoas, com um povo classificado entre os mais miseráveis do mundo, se vê cada vez mais ameaçado de afundar em nova e radical guerra civil. Em 53 anos de…

Melhores restaurantes no ano de 2015

dezembro 18, 2015

Em 2015 a já tradicional publicação dos 100 melhores restaurantes do mundo da revista londrina Restaurant tem um contraponto. Os franceses, não contentes porque os ingleses têm ignorado a cozinha galesa, deixando de fora ou mal classificando seus…

Petróleo em queda e Petrobrás em crise

dezembro 09, 2015

Na 2ª. feira 7/12/2015 a cotação do barril de petróleo no mercado internacional atingiu seu nível mais baixo desde o início da década de 1990. De acordo com o reconhecido site “preciopetroleo.net” o barril do WTI  foi vendido a US$ 37.72 e o BRENT a…

Transição pode consolidar-se na Venezuela

dezembro 06, 2015

As eleições desse domingo (6/12/2015) na Venezuela são ditas “históricas”, mas na verdade estão longe de ser decisivas. Na melhor das hipóteses, representarão alguma divisão de poderes num país onde o chavismo pode tudo e impõe sua vontade sem…

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 e suas 169 Metas

novembro 28, 2015

Em setembro de 2015 a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até o ano 2030, sucedendo ao conjunto de oito objetivos que haviam sido traçados para os últimos quinze anos. O…

Decadência: a vez de Delcídio, 1º Senador preso em pleno mandato

novembro 26, 2015

Naquele que foi considerado um dia histórico no Congresso Nacional brasileiro, 25 de novembro de 2015 o Senado Federal concordou com a prisão do senador Dulcídio do Amaral, a primeira de um congressista no pleno exercício do mandato desde a…

Alerta para disseminação do Zika Vírus

novembro 24, 2015

O texto a seguir, encaminhado pelo Dr. Amaro Alves d [caption id="attachment_2466" align="alignleft" width="300"]Mosquito Aedes Aegypti, responsável pela Febre Zika e, provavelmente, à ocorrência de microcefalia (imagem: Jornal de Alagoas.com.br…

O terrorismo pode ser contido?

novembro 23, 2015

Um dia antes dos múltiplos e devastadores ataques terroristas em Paris, o presidente Barack Obama afirmou, em Washington, que “o Estado Islâmico (EI) está contido, bloqueado em seu campo de operações na Síria e no Iraque”. Ao ser tão violentamente…

Programa brasileiro de controle da malária é premiado pela OMS

novembro 17, 2015

No Dia da Malária nas Américas, 6 de novembro corrente, o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária desenvolvido no Brasil pelo Ministério da Saúde recebeu uma extraordinária e mais do que merecida honraria: o prêmio Malária Champions of…

Na França, um ataque à Europa

novembro 15, 2015

(texto elaborado em 14/11/2015, no dia seguinte aos ataques em Paris, a pedido do O Popular de Goiânia) É impossível dissociar os ataques desta 6ª. feira em Paris de tudo o que ocorre na Europa de hoje: as ondas de refugiados, a eclosão da…

MADURO, COCAÍNA E AS ELEIÇÕES VENEZUELANAS

novembro 14, 2015

Nicolás Maduro, inteiramente dedicado à militância sindical que o livrou do duro ofício de motorneiro no metrô de Caracas, desde cedo ficou profundamente impressionado pelo grau de compromisso ideológico e pela beleza daquela advogada, que logo se…

Vacina contra malaria

novembro 08, 2015

Abaixo está um resumo introdutório do texto publicado pela revista The Lancet neste mês de novembro de 2015 acerca da pesquisa com a vacina contra malária RTS.S/AS01. O artigo na íntegra está em: www.lancet.com/journals/Cemet/article/PIIS0140-6736(1…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Por que os brasileiros nunca desistem? (Boletim nº 22, em 7/11/2015)

novembro 08, 2015

A rede Al Jazeera analisa o atual quadro econômico e social brasileiro, em reportagem de Hoda Abdel-Hamid escrita com base em entrevistas realizadas no Rio de Janeiro. O vídeo, com falas em português de uma taxista e de um barbeiro de favela, podem…

Arrasadora vitória do partido de Suu Kyi em Myanmar

novembro 07, 2015

(Atualização - em 9/11/205 - de texto publicado no dia das eleições) Os resultados finais da apuração das eleições de 2015 em Myanmar (ex-Birmânia) asseguram uma vitória indiscutível e majoritária da Liga Nacional para a Democracia, o partido da…

Índia desafia a China como nova parceira da África

novembro 03, 2015

Cada vez mais a Índia se transforma num ator global e não apenas pela pujança de sua economia que hoje já está entre as quatro primeiras do mundo. A comprovar o papel de uma potente base de apoio e sustentação para o mundo em desenvolvimento, a 3ª…

Estado Islâmico abateu o avião russo?

novembro 02, 2015

Sharm el-Sheikh, às margens do mar Vermelho, é o principal refúgio de verão para a elite egípcia e para milhares de estrangeiros que, cada vez mais, acorrem às suas praias de águas tépidas servidas por resorts e hotéis para todos os bolsos. Tornou-se…

Eleições na Argentina: o Peronismo vive, mas é Macri o novo presidente

outubro 23, 2015

ATUALIZAÇÃO, em 23/11/2015 O engenheiro Mauricio Macri do movimento Cambiemos foi eleito presidente da Argentina com 51,6% dos votos em segundo turno, derrotando ao candidato da situação Daniel Scioli. É o fim, por ora, do kirchnerismo - uma corrente…

Oslo tira carros do centro

outubro 22, 2015

A capital da Noruega é governada por uma aliança entre três partidos: Trabalhista, da Esquerda Socialista e Verde. Numa aposta arriscada com um foco nas eleições de 2019 e enfrentando os protestos dos comerciantes que se acham prejudicados, a…

Vitória dos liberais canadenses: comentários direto de Montreal

outubro 21, 2015

A análise a seguir reproduzida é de Rodrigo Pedroso Leite Pinto, engenheiro brasileiro nascido em Brasília que está há um ano residindo em Montreal, na província de Quebec. Comenta a eleição, na última 2ª. feira, 19 de outubro de 2015, de Justin…

Svetlana Alexievitch, desconhecida no Brasil, ganha o Nobel de Literatura

outubro 09, 2015

Nascida na Bielorrússia, um país de porte médio com superfície equivalente à do estado do Paraná que só em 1990 separou-se da ex-União Soviética, Svetlana Alexievich de 67 anos acaba de ser escolhida como a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de…

Bombardeio americano destroi hospital em Kunduz

outubro 04, 2015

[caption id="attachment_2334" align="alignright" width="300"]Hospital dos Médicos Sem Fronteira em Kunduz, Afeganistão, em pleno bombardeio pelas forças norte-americanas da OTAN, em 3/10/2015 (www.theguardian.com/world/gallery/2015/oct/0s). Hospital…

Crise na Petrobrás – Repercussões internacionais - Até Bill Gates processa a Petrobrás (Boletim nº 20, em 26/9/2015)

setembro 26, 2015

Business News | Fri Sep 25, 2015 5:25pm EDT Bill Gates foundation trust sues Brazil's Petrobras - Fundação Bill Gates processa a Petrobrás NEW YORK | BY JONATHAN STEMPEL = REUTERS/PAULO WHITAKER Prosseguindo na escalada crescente de pressões externas…

Hora da paz para a Colômbia

setembro 24, 2015

O aperto de mão entre Manoel Santos e Rodrigo Londoño Echeverri (ou Timoleón Jiménez ou Timochenko), sob as bênçãos de Raul Castro nesta 4ª. feira 23 de setembro de 2015 aconteceu no salão protocolar de El Laguito - o bairro de luxo de Havana que…

Maoistas democratas no Nepal

setembro 21, 2015

Por fim a Assembléia Nacional Constituinte eleita dois anos atrás conseguiu decretar uma nova Constituição que substitui a monarquia hindu por uma democracia secular no Nepal, país com 28 milhões de habitantes nas faldas do Himalaia. Um dos pontos da…

Grécia insiste com Tsipras

setembro 21, 2015

Os gregos do século XXI parecem ter esquecido os tempos da ética e da moral de Aristóteles,  os ensinamentos de Homero ou de Clístenes, o Pai da Democracia. Pelo contrário, além de contumazes na prática de severos erros em sua economia, deram…

Enfim, solidariedade

setembro 12, 2015

Milhares de loiros austríacos correram para os trens para distribuir cobertores, roupas e mamadeiras em troca de sorrisos e 'muito obrigados'! (o texto seguinte, de autoria do responsável pelo site MUNDO SÉCULO XXI, foi publicado na página de Opinião…

Iraque: a origem de todas as guerras no Oriente Médio

setembro 10, 2015

[caption id="attachment_2278" align="alignleft" width="300"]TEnente-Coronel Rod Coffey com a bandeira capturada na província de Dileya no Iraque em 2008, a mesma que depois seria adotada pelo Exército Islâmico, ISIL (The New York Times: Notes from…

Na economia regional: Brasil fora do tom

setembro 05, 2015

Uma revisão nos indicadores econômicos latino-americanos mais recentes revela um forte descompasso entre o desenvolvimento de três países em relação aos demais. Nessa ordem, Venezuela, Brasil e Argentina são as notas dissonantes, como se observa na…

Presidente decide sair...na Guatemala

setembro 04, 2015

O desfecho foi rápido, a partir da acusação formal pela Procuradoria da República treze dias atrás de que o presidente guatemalteco Otto Pérez Molina, no escândalo denominado de La Línea, chefiava uma rede clandestina na Superintendência de…

Sonhos dos migrantes acabam na Hungria e na Áustria

agosto 30, 2015

[caption id="attachment_2246" align="alignright" width="300"]Caminhão frigorífico ao invés de aves congelou 71 migrantes numa estrada austríaca Caminhão frigorífico ao invés de aves congelou 71 migrantes numa estrada austríaca[/caption] O 1º ministro…

Macedônia, como sempre, sob pressão

agosto 24, 2015

[caption id="attachment_2233" align="aligncenter" width="300"]Forças de Segurança da Macedônia tentam impedir ingresso de migrantes na fronteira com a Grécia (Foto AP/Vlalko Perkovski) Forças de Segurança da Macedônia tentam impedir ingresso de…

2ª. feira negra nas Bolsas e nova queda do petróleo

agosto 24, 2015

[caption id="attachment_2239" align="alignright" width="200"] O dragão chinês assusta os mercados no mundo inteiro[/caption] De acordo com o noticiário internacional este 24 de agosto de 2015 (dia da morte de Getúlio há 61 snos), já denominado de…

Por esses belos olhos você votaria nela?

agosto 21, 2015

[caption id="attachment_2228" align="aligncenter" width="300"]Quem está por detrás da burka? Se for candidata você se animaria a elegê-la? Quem está por detrás da burka? Se for candidata você se animaria a elegê-la?[/caption] As eleições municipais…

Tsipras renuncia para voltar mais forte

agosto 20, 2015

O 1º Ministro grego Alexis Tsipras acaba de apresentar sua renúncia e de todo o gabinete que comanda ao president grego Prokopis Pavlopoulos, obedecendo as regras estabelecidas em um regime parlamentarista. [caption id="attachment_2224" align…

Trabalhadores universitários na A.L. e nos BRICS - CNTU

agosto 20, 2015

Dolarização equatoriana em cheque

agosto 10, 2015

“A dolarização do Equador foi um erro” diz o presidente Rafael Correa, que uma vez mais está tentando fugir do sistema monetário imposto há quinze anos que o proíbe de emitir dinheiro para gastá-lo onde melhor lhe aprouver. Em meu livro Guerra en los…

Veto russo a investigação de mortes do MH17

julho 30, 2015

No dia 19 deste mês de julho cumpriu-se um ano desde que o vôo MH17 da Malaysian Airlines foi covardemente abatido por um missil russo no leste da Ucrânia. Todos os 298 tripulantes e passageiros morreram. Quem lançou o mortífero artefato? Evidências…

Nicolás e a interminável crise venezuelana

julho 22, 2015

Mal se acostumara a dirigir o trem do metrô de Caracas- uma tarefa simples, pois lhe bastava dar a partida, acelerar e a cada parada frear, abrir e depois acionar o comando de fechar as portas – quando, nem ele sabe por que cargas d’água, tornou-se o…

Vinhos da cidade perdida de Atlântida

julho 14, 2015

Encontrei o homem com uma taça de vinho nas mãos fazendo-lhe companhia quase à beira do penhasco na ilha de Santa Irene – Santorini para os gregos -, observando o vai e vem das ondas.  Pareceu-me ter idade bastante para satisfazer minhas curiosidades…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Corruption News (Boletim nº 16, em 07/7/2015)

julho 08, 2015

Em sua edição diária sobre novidades globais no campo da corrupção, a organização Transparency International deu destaque, na primeira semana de julho/2015, à prisão de Jorge Zelada, diretor da Petrobrás, que recebia propina para inflar contratos e…

Grécia resiste e diz "Não"

julho 06, 2015

Colocado contra a parede pelo grande capitalismo europeu o povo grego manteve a dignidade e apoiou seu recém eleito 1º Ministro Alexei Tsypras na dura queda de braço que seu governo vem mantendo com a Europa do Euro. O "Não" às medidas draconianas…

Egito naufraga consumido pelo radicalismo

junho 30, 2015

Quando o presidente egípcio Abdel Fatah el-Sissi cumprimentou publicamente ao Procurador-Geral Hisham Barakat considerando-o um herói nacional, sacramentou sua condenação à morte pela ala mais radical da Irmandade Muçulmana – I.M. - que o tinha na…

Saúde na América Latina

junho 27, 2015

[caption id="attachment_2100" align="alignleft" width="200"] Documento do Banco Mundial e da OPS analisa a saúde na região[/caption] A sigla UHC, em inglês – Universal Health Coverage ou Cobertura Universal em Saúde foi adotada pela Organização…

Novo ataque jihadista na Tunísia

junho 26, 2015

Nesta 6a. feira, 26 de junho de 2015, um homem disfarçado em uniforme militar entrou pelos fundos do majestoso Hotel Imperial Marhaba, um resort na cidade de Sousse, 143 km. ao sul da capital Tunes, sacou a metralhadora Kalashnikov e abriu fogo…

Cada vez mais refugiados

junho 22, 2015

Na última semana, sem motivos para comemoração, no Dia Mundial dos Refugiados (20 de junho), a ONG Human Rights e a UNHCR - Agência das Nações Unidas para os Refugiados - informaram que o número total de pessoas nessa condição já é de 59,5 milhões…

A irrelevância da Corte Criminal Internacional

junho 16, 2015

Abertamente desafiado pela África do Sul ao permitir que o presidente sudanês Omar Hassan Ahmad al-Bashir retornasse ao seu país, o Secretário-Geral da ONU, Ban ki-Moon, confessou uma vez mais a debilidade de sua organização limitando-se a uma…

Brasil sem propostas para União Europeia e A. Latina

junho 11, 2015

[caption id="attachment_2050" align="alignleft" width="300"]Chanceleres e presidentes latino-americanos e da União Eropeia encontram-se na sala de reuniões da UE em Bruxelas, 9/6/2015 (Photo by EPA/BGNES) Chanceleres e presidentes latino-americanos…

Em Havana, negociação com Farc exige paciência

junho 08, 2015

A Mesa de Negociação em Havana entre as Farc e o governo colombiano começou seus trabalhos, mediados por Cuba e Noruega, em novembro de 2012. Trinta e um meses depois a ideia de um acordo de paz com o abandono das armas pela guerrilha mais antiga do…

Erdogan perde maioria para governar Turquia

junho 07, 2015

Após comandar o país com maioria absoluta por 13 anos, afinal nestas eleições parlamentares o Partido do Desenvolvimento e Justiça (AKP) sofreu uma derrota parcial ao totalizar apenas 40% dos votos, o que lhe dará 258 cadeiras no Parlamento de 55…

A globalização, tão abalada, pode reinventar-se?

junho 06, 2015

Dentre as grandes transformações que caracterizam o mundo atual, o intenso desgaste da globalização é um fenômeno preponderante. “Mundo Século XXI” reproduz a seguir os pontos principais da análise produzida pelo economista e diplomata Marcos Troyjo…

As sete guerras do mundo árabe

maio 26, 2015

Desde Rabat até as águas do Golfo de Omã estende-se o mundo árabe com seus 23 países (inclui-se aqui o Chade onde 54% da população é muçulmana) e pouco mais de 420 milhões de habitantes para os quais, à medida que o século XXI avança, a paz torna-se…

"Tribunal" condena 106 no Egito

maio 20, 2015

O Judiciário egípcio, como de costume, faz o que o marechal manda. O problema é que as vezes exagera, como no último sábado quando sentenciou à morte de uma só tacada a 106 membros da Irmandade Muçulmana ou simplesmente adeptos do islamismo. Entre…

Barbárie oficial triunfa e Indonésia fuzila mais oito

abril 25, 2015

De seu luxuoso gabinete em Jakarta o inexpressivo presidente Jodo Widodo deu a ordem final para a execução de um nacional e oito estrangeiros (no final reduzidos a sete) por um pelotão de fuzilamento composto por doze atiradores que não são de elite…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Presidente sem comando (Boletim nº 12 - 24/4/2015)

abril 24, 2015

Segundo análise da revista The Economist desta semana, a presidente Dilma Rousseff para efeitos práticos não está mais no poder. Classifica-a como o fantasma do Planalto. O PMDB comanda a área política, pois detém a presidência do Senado e da Câmara…

Cidades sem carros e sem multas

abril 24, 2015

[caption id="attachment_1905" align="alignright" width="300"]Car Free Day (imagem: geopolitics.knoji.com) Car Free Day (imagem: geopolitics.knoji.com)[/caption] Você já pensou em ficar livre do Detran, das catastróficas (para seu orçamento) multas de…

A maldição de Khadafi

abril 21, 2015

[caption id="attachment_1890" align="alignright" width="300"]Migrantes africanos tentam a travessia para Lampedusa Migrantes africanos tentam a travessia para Lampedusa[/caption] A origem próxima da atual crise dos imigrantes no Mediterrâneo remonta…

Genocídios não devem ser esquecidos

abril 18, 2015

É tempo de recordar duas das maiores tragédias humanas do século XX: os cem anos do genocídio armênio e os quarenta anos da revolução comunista do Camboja. Em 1915 começou em Constantinopla o expurgo do povo armênio pelos jovens turcos que comandavam…

Colômbia e Farc falam de paz e fazem a guerra

abril 15, 2015

"Llegará el momento del desprendimiento total de las armas de las Farc", declarou Pastor Alape, porta-voz das Fuerzas Armadas de Colombia, referindo-se pela primeira vez à possibilidade de que o grupo guerrilheiro, que já leva mais de 60 anos de…

Migração traz haitianos e muçulmanos ao Brasil

abril 11, 2015

Dois fenômenos de características distintas, mas resultados por vezes similares, caracterizam os novos fluxos migratórios que já são acompanhados com atenção e crescente preocupação em muitas cidades brasileiras. De um lado estão os haitianos e, de…

Incêndios no Oriente Médio

abril 05, 2015

O fanatismo religioso que por vezes passa desapercebido entre quatro paredes torna-se uma arma fatal quando envolve populações inteiras submetidas a governos radicais. É assim com sauditas, iranianos e iemenitas que agora alimentam as chamas que…

Nigéria surpreende com mudança democrática

abril 01, 2015

A oposição venceu as eleições na Nigéria, mostrando à África e ao mundo (inclusive ao Brasil) que a democracia pelo voto é viável mesmo em condições tão adversas quanto as presentes nas margens do Delta do Níger. A vitória de Muhammadu Buhari pelo…

Pólio sai de controle no Paquistão

março 29, 2015

A poliomielite ou paralisia infantil foi erradicada nas Américas em 1994. A Europa, declarada livre do víus somente em 2002, agora se vê ameaçada em suas fronteiras ao sul devido ao surgimento de casos em Israel e na Síria. Tanto nesses quanto no…

Eleições britânicas abrem leque de opções

março 24, 2015

Em 7 de maio será escolhido o 56º parlamento do Reino Unido, repetindo um processo que desde 1801 reúne os povos da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, desta feita para escolher os oocupantes das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns. O partido…

O terror e a morte da cultura

março 22, 2015

[caption id="attachment_1832" align="alignright" width="300"]Museu do Bardo em Tunes Museu do Bardo em Tunes[/caption] Muito tem se discutido a respeito da morte da cultura literária tradicional em tempos de internet e do esquecimento das lições do…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - HBO satiriza escândalos no Brasil (Boletim nº 10 - 17/3/2015)

março 17, 2015

O programa Last Week Tonight with John Oliver é apresentado com grande audiência todos os domingos às 23 horas pela rede HBO para os Estados Unidos e Canadá. Pode ser acessado pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=3uxtctclq7w&feature Essa…

Mais execuções iminentes na Indonésia de Jokowi

março 04, 2015

[caption id="attachment_1771" align="alignleft" width="242"]Joko Widodo ou Jokovi, presidente da Indonésia, na foto oficial Joko Widodo ou Jokovi, presidente da Indonésia, na foto oficial[/caption] A Indonésia, 4º país mais populoso do mundo, parece…

Adversário de Putin é assassinado a tiros

fevereiro 28, 2015

Cerca da 1/2 noite da 6a para o sábado 28 de março em pleno centro de Moscou, quase em frente ao Kremlin, Boris Nemtsov, 55 anos, caminhava pela Ponte Bolshoi Moskovovoretski no rumo da imponente catedral de São Basílio quando um carro branco…

Venezuela, vítima de Chávez e de Maduro

fevereiro 27, 2015

Nas edições em espanhol de meu livro Guerra nos Andes (Ed. Abya-Yala, Quito) incluí um capítulo intitulado “Venezuela se torna uma vítima de Hugo Chávez”. Agora, dez anos mais tarde, a manchete é ainda mais atual, mas a ela é preciso acrescentar o…

Ucrânia ocidental e oriental

fevereiro 20, 2015

Um curioso comentário feito ao site da Foreign Policy pelo Diretor-Executivo da Marshall German Fund's Transatlantic Academy, Stephen Szabo, logo reconhecido pela chanceler alemã Angela Merkel como uma situação real, diz que a Rússia criou uma…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Rolls-Royce, Nélida Piñon e nota do Pravda (Boletim nº 8 - 17/02/2015)

fevereiro 17, 2015

** As três notas a seguir reproduzidas/comentadas refletem bem o "clima" que cerca os negócios da grande estatal brasileira, com enfoques vindos de Londres, de uma entrevista de famosa escritora em Madri e, por fim, desde Moscou o artigo inserido na…

Corrupção é endêmica nos BRICS

fevereiro 14, 2015

[caption id="attachment_1712" align="alignright" width="300"]Índia Contra a Corrupção. Slogam das manifestações de rua em Nova Delhi, 2014 Índia Contra a Corrupção. Slogam das manifestações de rua em Nova Delhi, 2014[/caption] [caption id="attachment…

Nigéria: um imenso estado falido?

fevereiro 10, 2015

As comparações demográficas entre dois gigantes - Nigéria e Brasil - dependem do momento em que são vistas. Hoje o país africano com 10% do território brasileiro tem 181,6 milhões de habitantes ou 197 por km2 e cresce a uma taxa explosiva de 2,8% ao…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais – Mudança no comando deixa empresa na mesma (Boletim nº 7 – 07/02/2015)

fevereiro 07, 2015

Com a queda da presidente Graça Forster e de cinco diretores em 4 de fevereiro, esperava-se que a oportunidade fosse aproveitada para dar um choque de credibilidade na companhia e no mercado nomeando substitutos com conhecimento e autonomia…

Uruguai: que país é esse (II)

fevereiro 05, 2015

** Juan Verdesio[1](#ftn1)_** Em texto recente https://mundoseculoxxi.com.br/?p=1562, começamos uma série de artigos sobre o pequeno país chamado República Oriental del Uruguay e suas singularidades. Uma delas é o gentilíco “oriental” ligado ao nome…

Argentina: um século de permanente tragédia

fevereiro 04, 2015

Quando Cristina Kirchner decide sentar em uma cadeira de rodas – cabelo negro escorrido e toda de branco, evocando o fantasma dos últimos dias de Evita Perón – querendo convencer o povo argentino de que o assassinato com um tiro na têmpora do…

Portal do MPF sobre a Lava Jato

fevereiro 03, 2015

O Ministério Público Federal acaba de lançar um Portal com o título "MPF combate à corrupção Caso Lava Jato". Consultas odem ser feitas livremente no endereço "www.lavajato.mpf.mp.br/index.html", em relação a seis tópicos: Entenda o caso [caption id…

Índice de Democracia 2014: Brasil permanece em 44º

janeiro 31, 2015

De acordo com o Índice de Democracia produzido pela revista The Economist por meio de sua Intelligence Unit (www.eiu.com - Democracy Index), 2014 foi um ano no qual a democracia no mundo esteve em dificuldades e sob pressão. Desde a instalação da…

Itamarati não paga e perde status na ONU

janeiro 29, 2015

Cada vez mais desprestigiado orçamentariamente ao longo dos últimos quatro governos, o Itamarati que enfrenta dificuldades para manter suas embaixadas mundo afora tornou-se incapaz de cumprir com seus compromissos financeiros perante os organismos da…

Iêmen, um país sem esperanças

janeiro 29, 2015

Abd Rabbuh Mansur Hadi, após dois anos no poder com notório apoio de Washington, renunciou em 15 deste janeiro, junto com todo seu gabinete, à presidência do Iêmen quando os rebeldes Houthi ocuparam Sanaa, a capital e cercaram o palácio. Contudo, o…

Esquerda radical vence na Grécia

janeiro 25, 2015

Alexis Tsipras, líder do Syriza, partido vencedor das eleições parlamentares gregas de janeiro de 2015Alexis Tsipras será o 1º Ministro da Grécia devido à vitória de seu partido Syriza (Coalizão da Esquerda Radical) nas eleições parlamentares deste…

Pena de Morte e a Corte de Haia

janeiro 19, 2015

_A execução de um brasileiro, pela primeira vez na história, por fuzilamento na Indonésia (16/1/2015) e a previsão de que o paranaense Rodrigo Gularte terá idêntico destino em fevereiro, traz ao país o debate sobre a aplicação da pena capital, sobre…

1% com a metade da renda global / 1% with a half of global wealth

janeiro 19, 2015

Em sua edição dominical o The Guardian alerta para a previsão de que entre o ano corrente e o próximo será alcançada a terrível marca de que 1% dos grandes bilionários apropriar-se-ão de 50% de toda a renda disponível no mundo. O alerta, da…

Uruguai: que país é esse

janeiro 17, 2015

Juan Verdesio[1](#ftn1)_ O Brasil tem na fronteira sul um país pequeno, mas muito original que a grande maioria dos brasileiros desconhece ou só conhece superficialmente. Por ter nascido lá e ainda me surpreendendo com este pequeno lugar do mundo…

Caos na Líbia é discutido em Genebra

janeiro 14, 2015

As reuniões que a partir desta 4a. feira se realizam em Genebra são consideradas como uma das últimas chances para que a Líbia escolha um caminho que impeça a definitiva instalação do caos e da barbárie que hoje predominam. A queda de Muammar Khadafi…

França, Vaticano, Filipinas e o terror

janeiro 13, 2015

Enquanto o presidente François Holande convoca 10 mil homens para reforçar as tropas de proteção contra novos atentados no país, crescem as preocupações em torno da figura do Papa Francisco, seja em Roma, seja em sua atual viagem à Ásia. Inicialmente…

Fórum China – Celac em Pequim consolida relações multilaterais

janeiro 11, 2015

Fórum China-Celac em Pequim, janeiro de 2015 (La República, Montevidéu - 8/1/2015)As declarações do presidente Xi Jinping  na abertura em Pequim do Fórum China-Celac de que seu país prevê duplicar o investimento na região da América Latina e do…

Ming e o impacto do petróleo

janeiro 08, 2015

O jornalista Celso Ming em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo de 7/1/2015 resume a crise mundial do petróleo e seus reflexos para o Brasil e para a Petrobrás num momento particularmente difícil seja pelas dificuldades econômicas seja pela…

Ataque letal ao humor do Charlie Hebdo

janeiro 08, 2015

Trinta minutos passados das onze da manhã desta 4a. feira, 7 de janeiro de 2015, e no nº 6 da rue Nicolas na Bastilha redatores e caricaturistas discutiam as charges e as matérias para a revista parieiense Charlie Hebdo. Os homens vestidos de negro…

Guatemala: genocida ganha tempo

janeiro 07, 2015

A guerra civil guatemalteca alongou-se por 36 anos, de 1960 a 1996, deixando como salto tétrico a 245 mil mortos ou desaparecidos,segundo a ONU, que responsabilizou o Exército e grupos paramilitares, culpando-os em 97% dos casos. Efraín Ríos Montt…

Petróleo abaixo de 50 dólares põe em risco o Pré-Sal

janeiro 06, 2015

Vencidas as festas de fim de ano as esperanças de retomada dos preços do petróleo no mercado internacional se esvaneceram com rapidez e nesta primeira 2ª. feira de 2015 o barril do petróleo Texas (WTI), referência nos Estados Unidos, caiu mais…

O Capital de Piketty, na ótica do primeiro mundo

dezembro 31, 2014

A contradição central do capitalismo está em que o rendimento do capital supera as taxas de crescimento da renda e da produção, uma contradição fundamental que leva o dinheiro a se reproduzir sozinho, dominando aqueles que só podem contar com a…

Afeganistão de volta aos afegãos?

dezembro 31, 2014

Para dar fim a quase oitenta anos de ocupação inglesa, o Afeganistão tornou-se independente em 1919. Seguindo-se a outras oito décadas de golpes e contragolpes, regimes imperiais e simulacros de democracia, em 27 de dezembro de 1979 o Exército…

Ébola segue fora de controle

dezembro 25, 2014

Neste dia de Natal, os cristãos que vivem no norte de Serra Leoa na África Ocidental excepcionalmente foram liberados para reunir-se e comemorar, ao contrário dos muçulmanos e de todos os demais que estão submetidos a um confinamento de cinco dias…

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

dezembro 24, 2014

A todos e todas que nos tem consultado, no Brasil e e tantas partes do globo, o site www.mundoseculoxxi.com.br agradece muito, deseja ótimas festas e e um excelente 2015, no qual vocês, seus familiares e amigos possam: sair às ruas, conviver com os…

Tunísia: Beji Essebsi é o presidente

dezembro 22, 2014

Já não restam dúvidas nesta manhã de 2a. feira em relação aos resultados das eleições presidenciais de ontem na Tunísia. Na "guerra" para ver quem dava a notícia primeiro, venceu o canal Nessma TV e o site do jornal diário La Presse, com base nas…

Um novo dia para Cuba e Estados Unidos

dezembro 18, 2014

Barack Obama, tendo perdido politicamente quase tudo, finalmente decidiu-se a governar e a fazer o que manda sua consciência. Sem mais compromissos eleitorais e convencido de que não há acordo possível com a direita republicana, optou por usar os…

Farc declaram novo cessar-fogo

dezembro 18, 2014

Pela quinta vez nos últimos dois anos as Farc declaram um cessar-fogo unilateral, mas desta feita não tem data para terminar. Antes vigoraram tréguas natalinas entre 20/12/2012 a 20/1/2013 e 15/12/2013 a 15/1/2014, seguidas pela interrupção no…

Bárbaro ataque Taleban a escola em Peshavar

dezembro 16, 2014

Pouco antes das 9 horas da manhã (2 horas da madrugada em Brasília) em Peshavar seis militantes de um comando suicida taleban, vestidos como soldados, entraram pelo portão dos fundos da Escola Militar do Exército, lotada com seus mais de 500 alunos e…

Em queda livre: petróleo, Venezuela, Rússia, Petrobrás

dezembro 13, 2014

Em meio à Operação Lava Jato, à crise de credibilidade externa e desmoralização interna da Petrobrás, a queda abrupta e persistente na cotação do barril de petróleo no mercado internacional provoca desequilíbrio no mercado e ameaça a estabilidade…

De Guantânamo para Montevidéu

dezembro 08, 2014

Desde 2002, quando G.W. Bush - em resposta aos atentados às torres gêmeas de New York no ano anterior - autorizou o funcionamento da Base Naval americana em território cubano como um Centro de Detenção parra terroristas, um total de 775 prisioneiros…

Libertados assassinos da ETA na Espanha

dezembro 04, 2014

Dois etarras (membros da organização terrorista espanhola ETA) - Santiago Arrospide Sarasola (Santi Potro) e Alberto Plazaola Anduaga - acabam de sair da prisão Teixeiro de La Coruña, por autorização da Sección Primera, Sala Penal da Audiencia…

Ofensiva taleban em Kabul

dezembro 01, 2014

Nas últimas duas semanas multiplicaram-se os ataques das forças talebans – doze no total – num claro desafio ao recém eleito presidente Ashraf Ghani. De acordo com o porta voz das milícias islâmicas, Zabiullah Mujahid, os objetivos são de…

Hong Kong segue desafiando Pequim

dezembro 01, 2014

O Umbrella Movement (Movimento das Sombrinhas) ou Occupy Central começou em 28 de setembro último quando jovens estudantes bloquearam o centro financeiro e diversas ruas e estradas de Hong Kong com o objetivo de forçar o governo local e a…

Vice cai em desgraça no Zimbabwe

novembro 28, 2014

A vice-presidente Joice Mujuru perdeu seu posto no Comitê Central do partido União Nacional Africana - Zanu PF e, com isso, deverá ser afastada do governo do Zimbabwe pelo eterno presidente Robert Mugabe que, aos 90 anos, não parece dar sinais de…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Um pesadelo (Boletim nº 3 – 27/11/2014)

novembro 26, 2014

À medida em que avançam as investigações, cada vez mais o povo brasileiro faz duas perguntas básicas: a) quem são, afinal, os verdadeiros corruptores, os milionários diretores das empresas ou as grandes Construtoras que os empregam? – b) se o…

A maior represa do mundo

novembro 26, 2014

No Himalaia, a 4 mil metros de altura em pleno platô tibetano - considerado o 3º polo -, nasce o Brahmaputra (o filho de Brahma, uma das três divindades indianas), rio de 2.900 km que atravessa três países e vai mudando de nome à medida em que…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Escândalo e obstinação (Boletim nº 2 – 21/11/14)

novembro 22, 2014

Neste segundo Boletim podem ser lidas notícias publicadas pelo site da norueguesa Upstream, especializada em informações sobre o setor de petróleo e gás; da Agência Ria Novosti de Moscou com noticiário da Agência Reuters e do jornal espanhol ABC. Boa…

Venezuela em crise e uma Chávez na ONU

novembro 19, 2014

Uma crescente instabilidade política e uma degradação no valor dos bônus da dívida pública devido à queda de solvência do governo venezuelano foi diagnosticado em informe da Dagong Global Credit Ranking Co, uma prestigiosa analista financeira de…

Crise na Petrobrás: repercussões internacionais - Impactos em um labirinto (Boletim nº 1)

novembro 19, 2014

Com a intenção de fornecer aos leitores aspectos relevantes que cercam a crise da Petrobrás, sintetizamos a seguir matérias recentemente publicadas pela imprensa internacional. Neste Boletim nº 1, de 19/11/2014, constam textos do New York Times, do…

Diálogo de paz ressuscitado na Colômbia

novembro 18, 2014

Hoje, domingo 29 de novembro de 2014 o general Rubén Dario Alzate e dois acompanhantes - o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrega, após 15 dias nas selvas colombianas foram liberados pelas Farc e entregues sãos e salvos a uma equipe da Cruz…

Corrupção fere profundamente a Petrobrás

novembro 17, 2014

Mal foram cerradas as urnas da eleição presidencial de outubro e explode com crescente intensidade vasto escândalo revelando corrupção na maior empresa brasileira, a Petrobrás. De acordo com o juiz Sérgio Fernando Moro da 13a. Vara Federal de…

Putin, isolado em Brisbane, volta para casa

novembro 16, 2014

Enfaticamente avisado por líderes ocidentais de que terá de arcar com novas sanções caso insista em dividir a Ucrânia apoiando as forças rebeldes em volta de Donetsk, o presidente russo Vladimir Putin foi o primeiro a voltar para casa, abandonando…

As cinzas de Ayotzinapa

novembro 16, 2014

Mais de quarenta dias foram necessários para que as forças de segurança mexicanas afinal encontrassem os 43 estudantes da Escola Rural de Ayotzinapa, desaparecidos desde 26 de setembro quando a polícia de Iguala os levou. Sabia-se que haviam sido…

Entre o público e o privado: evidências na saúde brasileira

novembro 14, 2014

[caption id="attachment_1257" align="alignright" width="300"]Saúde a conta-gotas (imagem de: www.sedufsm.org.br) Saúde a conta-gotas (imagem de: www.sedufsm.org.br)[/caption] (Vitor Gomes Pinto - **Apresentação no Observatório da Saúde do Distrito…

Republicanos dominam o Congresso

novembro 05, 2014

As tradicionais eleições a meio do mandato nos Estados Unidos foram, nesta 3a. feira 4 de novembro, desastrosas para os Democratas e particularmente para o presidente Barack Obama. O triunfo do G.O.P., como são conhecidos desde 1880 os Republicanos…

Zâmbia e Burkina: transições opostas

novembro 03, 2014

A cada vez que um país africano, por pequeno que seja, se desestabiliza os vizinhos tremem, antevendo hordas de refugiados e confrontos entre milícias a serviço dos grupos em luta pelo poder. É uma moldura na qual se encaixa Burkina Faso, mas não a…

Índia e China: instabilidades na fronteira

outubro 28, 2014

A Linha McMahon estabelecendo a sinuosa fronteira entre China e Índia no Himalaia foi assinada em março de 1914 na cidade indiana de Simla , mas no derradeiro momento o representante chinês negou-se a acatar o documento e o mapa que por fim teve as…

Uruguai: vitória de Tabaré e as diferenças para o Brasil

outubro 27, 2014

O retorno à presidência de Tabaré Vázquez, 72 anos, que ocupou o mesmo posto até 2009 pela Frente Ampla, parecia inevitável, pois os institutos de pesquisa (sempre eles) diziam que seis de cada dez uruguaios o preferiam a Luis Lacalle Pou do Partido…

Argentina: da ditadura de ontem à crise de hoje

outubro 26, 2014

O período da ditadura argentina – 1976 a 1983 –, denominado pelos militares de Processo de Reorganização Nacional, passou à história como uma tragédia nacional com o saldo de cerca de 30 mil desaparecidos graças ao golpe de Estado que derrubou a…

Entre o Iraque e a Tunísia

outubro 24, 2014

A polícia iraquiana denunciou o uso de gás cloro pelo Exército Islâmico (ISIL) no mês passado. É a primeira vez que armas químicas surgem nas mãos dos terroristas. Em outro front, prossegue a luta contra o regime de al-Assad. O Líbano anunciou que…

A China, de Zheng ao senhor Xi

outubro 23, 2014

Há semelhanças entre o almirante Zheng He que entre 1430 e 1433 realizou sua última expedição naval pelo Pacífico e Xi Jinping, o flamante Secretário-Geral do Partido Comunista da China empossado em março de 2013? Durante a dinastia Ming o imperador…

A longa crise do sistema de saúde inglês

outubro 20, 2014

Nesta semana a crise que se abate sobre o Sistema Nacional de Saúde (SNS) do Reino Unido alcançou um novo patamar com a primeira greve dos últimos 32 anos. Nada de mais para os padrões brasileiros, mas algo inacreditável em se tratando das tradições…

Acordo entre Nigéria e Boco Haram fracassa

outubro 18, 2014

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan, que neste fim de semana anuncia sua disposição de concorrer a um segundo mandato de quatro anos nas eleições de 2015, conseguiu firmar um acordo com o grupo islâmico Boko Haram (significa "A educação…

Os 47 desaparecidos de Ayotzinapa

outubro 16, 2014

A presença de 900 homens da Polícia Federal mexicana no estado de Guerrero, sudoeste do país, não tem sido suficiente para encontrar pistas dos 47 alunos da Escola Normal Rural Raúl Izidro Burgos de Ayotzinapa, no município de Iguala de la…

Líbia dividida

outubro 11, 2014

O regime de Muammar Ghadafi deixou de existir três anos atrás e desde então a Líbia, no norte da África, está submergida no caos. Atualmente tem dois Parlamentos. A Casa dos Representantes eleita em junho e que tem Abdullah al-Thini como 1º Ministro…

O regime republicano

outubro 11, 2014

Vinícius Xavier é um jovem e brilhante profissional que acumula conquistas de grande relevância em sua carreira, toda ela desenvolvida no Distrito Federal, em Brasília. É ex-Procurador da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária Infraero, e…

Hawking e o universo sem Deus

outubro 08, 2014

Não há como ignorar o que pensa e diz Stephen Hawking, considerado um dos mais brilhantes cientistas no campo da Física desde Einstein. Depois de  ocupar a cátedra de Isaac Newton como Lucasian Professor na Universidade de Cambridsge, hoje é o chefe…

Manifestações cessam em Hong Kong

outubro 07, 2014

A tática adotada pelas autoridades de Hong Kong mostrou-se efetiva. Após o último fim de semana, nestas 2a. e 3a. feiras, dias 7 e 8 de outubro de 2014, a frequência aos movimentos de rua caiu de milhares de jovens estudantes para cerca de uma…

Surpresas nas eleições brasileiras

outubro 06, 2014

Nesse domingo, 5 de outubro de 2014, o Brasil realizou eleições gerais para presidente, governadores, senadores e deputados, tendo todos os resultados conhecidos já por volta das 20 horas do mesmo dia. Os Institutos de Pesquisa foram os grandes…

Ebola: 5 novos casos por hora

outubro 02, 2014

Em Serra Leoa a epidemia do ebola está se espalhando como fogo na floresta. Dados oficiais indicam que a cada hora 5 novos casos são diagnosticados, mas as estimativas da ONG Save the Children é de que na realidade há pelo menos o dobro de pessoas…

EUA permanecem no Afeganistão

setembro 30, 2014

Após longa discussão, o novo governo afegão de Ashrat Ghani Ahmatzai um dia após ser empossado firmou hoje (segundo o site Foreign Policy) o acordo que permite a permanência de 9.800 soldados norte-americanos no país ao longo de 2014. As conversações…

A submissão de Hong Kong

setembro 29, 2014

O governo de Pequim jamais teve a intenção de cumprir integralmente o tratado que firmou em 1997 com Londres ao assumir a ilha de Hong Kong sob o princípio “um país, dois sistemas” e agora o Secretário-Geral Xi Ling Ping, 61 anos, mostra suas garras…

SUS e o Sistema Nacional de Saúde britânico

setembro 25, 2014

A reportagem a seguir reproduzida, da agência BBC Brasil, escrita por uma brasileira, mostra que o sistema britânico, mesmo descaracterizado palo atual governo conservador de David Cameron, mantém suas cartacterísticas básicas. O Sistema Único de…

Tuaregs, o povo do Saara

setembro 23, 2014

Na África Ocidental os Tuaregs (ou Tuaregues) continuam sua luta pela independência. Povo nômade de pastores, descendente dos bérberes do norte, vive no Saara e no Sahel há séculos, espalhando-se pelas areias do Mali, Niger, Burkina Faso, Lìbia e…

Nova explosão populacional?

setembro 19, 2014

O alerta está dado! O estudo internacional liderado por Adrian Raftery da Universidade de Washington e agora divulgado pela revista Science indica que as previsões mais conhecidas de que o mundo atingiria em 2050 uma população máxima de 9 bilhões de…

Escócia ainda pertence ao Reino Unido

setembro 19, 2014

Apurados todos os votos nos 32 condados escoceses, 55,3% votaram “Não” decretando que a Escócia deve continuar fazendo parte do Reino Unido. Com um comparecimento às urnas de 85% da população habilitada a votar, a independência (o “Sim”) obteve 1.61…

A ameaça do vírus Chicungunya

setembro 18, 2014

Na última 3a. feira, 16/9/2014, um homem  (53 anos) e sua filha (31 anos) que nunca saíram de Oiapoque no Amapá para países onde a doença existe, foram diagnosticados como portadores do vírus Chicungunya. É a primeira manifestação autóctone…

Créditos e débitos de Obama no Oriente Médio

setembro 12, 2014

Barack Obama não saiu do script previamente divulgado e, na véspera do 13º aniversário do 11 de setembro, anunciou ao mundo que irá primeiro degradar e depois destruir o ISIL (Islamic State of Irak and the Levant), colocando-se na liderança de uma…

Escócia em um reino desunido

setembro 07, 2014

A Escócia faz parte do Reino Unido há 307 anos. Por que quer sair agora? A febre separatista, que de tempos em tempos corrói a Europa, volta a manifestar-se exacerbando nacionalismos que cada vez mais parecem deslocados num cenário de tantos esforços…

OS 18 DISTRITOS DE PORTUGAL E SUAS BELEZAS

setembro 02, 2014

Atenção à saúde em tempos de guerra

setembro 02, 2014

A distância entre Aleppo na Síria e Kilis na Turquia, cruzando os limites entre os dois países, é de apenas 56 km. É por ai que chegam os militantes, recrutados na Europa Ocidental, para o ISIL - Islamic State of the Irak and the Levant - que…

Putin aprofunda intervenção na Ucrânia

agosto 30, 2014

Reagindo aos nítidos progressos alcançados pelo exército ucraniano no leste do país em sua luta para recuperar o controle sobre Donetsk e Luhansk, pelo menos 1.000 soldados e 100 tanques russos entraram no país vizinho, conseguindo dessa maneira…

Guerra santa consome Síria e Iraque

agosto 25, 2014

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante – ISIL na sigla em inglês – domina hoje cerca de 20% do território sírio e iraquiano, o equivalente a cerca de metade do estado de São Paulo. Tido como o mais radical e cruel dos grupos terroristas em ação no…

Mundo: 29% trabalham por conta própria

agosto 23, 2014

Em todo o mundo, no ano de 2013, do total da força de trabalho (população ocupada) 29% exerceram suas atividades por conta própria. A conclusão é do Gallup World após entrevistar mais de 135 mil pessoas em 135 países, obtendo respostas dos que…

Melhores cidades do mundo para viver

agosto 21, 2014

Como mensurar Qualidade de Vida? A resposta agora é dada pela Unidade de Inteligência (EIU) da revista The Economist ao apresentar o seu Liveability Ranking (Classificação de condições de vida, em tradução livre) que pelo segundo ano consecutivo…

Os 1.000 robots de Harvard

agosto 18, 2014

Um grupo do laboratório de Ciências da Computação da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard, sob o comando do professor Radhika Nagpal acaba de mostrar ao mundo um primeiro exército de 1.000 pequenos robots, ou…

Saúde e Segurança no Trabalho - o Brasil e o Prevencia em outubro

agosto 14, 2014

A Organização Ibero-Americana de Seguridade Social acaba de divulgar sua "Convocatoria Prevencia 2014", anunciando o VII Congresso de Prevenção de Riscos Laborais na América Latina, a realizar-se no Hotel Camino Real Polanco da Cidade do México dias…

A surdez dos brasileiros

agosto 13, 2014

O texto a seguir, de Luiz Ruffato, foi publicado na edição em português do jornal El País e é de uma oportunidade única, chegando a ser surpreendente pelas verdades que contém. De fato, parece que o Brasil particularmente nestes tempos eleitorais…

Tensão crescente entre Ucrânia e Rússia (atualizado até 24/8/14)

agosto 11, 2014

O agravamento da situação no leste da Ucrânia representa uma nova e perigosa escalada com a possibilidade cada vez mais real de uma invasão de tropas russas supostamente para dar sustentação aos rebeldes que nas cidades de Donetsk e Luhansk lutam…

A sono solto no Parlamento

agosto 10, 2014

A imagem da TV Al Jazeera capta o 1º Ministro de Uganda, Moses Ali, com óculos escuros para que não o fotografem dormindo, a exemplo de todos os outros membros do governo e deputados que assistem a sessão do Congresso Nacional em Kampala na qual é…

Sudão do Sul: hospitais arrasados

agosto 09, 2014

Construído pelos Médicos Sem Fronteiras há 25 anos e em pleno funcionamento como o único centro de atenção especializada para a região em torno da cidade de Leer, o hospital com 30 leitos foi saqueado, queimado e destruído (vide imagem ao lado…

Turquia elege Erdogan

agosto 08, 2014

No pleito deste domingo 10 de agosto de 2014, o atual 1º Ministro  Recep Tajip Erdogan foi eleito presidente da Turquia. "Apesar das pesadas críticas da oposição turca e de lideranças internacionais em relação às práticas do governo da AKP durante os…

Ebola, emergência internacional e recomendações do Min. da Saúde

agosto 04, 2014

A Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde, a chinesa Margaret Chan, declarou neste 8 de agosto de 2014 o Ebola uma emergência internacional de saúde pública, dizendo que os países afetados simplesmente são têm capacidade para lidar com um…

2014 é diferente de 1914?

agosto 02, 2014

Cem anos passados e alguns dos mesmos fantasmas teimam em assombrar o mundo, com semelhanças assustadoras. Em 28 de julho de 1914 o Arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi assassinado pelo nacionalista sérvio Gavril…

O general, as Farc e a Venezuela

julho 28, 2014

[caption id="attachment_802" align="alignleft" width="300"]Flamingos nas areias de Aruba Flamingos nas areias de Aruba[/caption] [caption id="attachment_801" align="alignright" width="300"]General venezuelano Hugo Carvajal (imagem da revista Semana…

Míssil russo abateu vôo da Malaysian?

julho 21, 2014

Um Boeing 777 da Malaysian Airlines, MH 17, com 280 passageiros e 15 tripulantes, foi provavelmente abatido na 3a, 16/7/2014, por um potente míssil terra-ar, sem deixar sobreviventes. O avião que fazia a rota Amsterdam - Kuala Lumpur, desintegrou-se…

Índice de Fragilidade nacional e o Brasil

julho 21, 2014

O Brasil é o 53º entre 187 países pelo Índice de Fragilidade Nacional (Fragile States Index 2014) elaborado pelo Fundo para a Paz e publicado pela revista Foreign Policy. Num ranking geral de 0 a 10 o Brasil obteve apenas 5,1 pontos, com uma perda de…

O Brasil na visão de Vargas Llosa

julho 20, 2014

Em artigo publicado pelo jornal espanhol El País, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura, traça um paralelo entre o desastre do futebol canarinho ao perder por 7x1 da equipe alemã, e o andamento da política e da economia do…

A LÍBIA E SEUS LABIRINTOS

julho 16, 2014

Em meio ao caos tribal, religioso, étnico, político e regional em que se transformou a Líbia pós-Khadafi, o general renegado Jalifa Hifter depois de infernizar a vida dos habitantes de Benghazi, a segunda maior cidade do país, liderou seus comandados…

Israel e Palestina em chamas

julho 13, 2014

Ao lançar a Operação Margem Protetora na última 3a. feira, 8 de julho, Israel militarizou uma vez mais a fronteira com a Faixa de Gaza, convocou 15 mil reservistas e deixou outros 40 mil em sobreaviso máximo, lançando de imediato 40 ataques contra…

Crianças latinas invadem os Estados Unidos

julho 10, 2014

No albergue Belén de Saltillo – capital do estado mexicano de Cohauila próximo à fronteira – até a pouco chegavam quatro crianças por dia e agora são quarenta, todas desacompanhadas. Entre elas algumas são garífunas, os negros caribenhos, zambos…

A espera pela consulta, não só no Brasil

julho 08, 2014

A espera pela consulta, não só no Brasil Longas filas, espera enervante por consultas exames, internações, não é um mal exclusivo do Brasil. O texto a seguir, publicado no New York Times, revela que também é um fenômeno presente no sistema de saúde…

Curdos, xiitas e sunitas engalfinham-se no Iraque

junho 29, 2014

Onze anos após a morte de Saddam Husseim e três anos passados do início da guerra da Síria, surge um novo e surpreendente espaço político no explosivo Oriente Medio : a criação de um país com regime ainda mais radical do que os já existentes num…

A justiça e os direitos à saúde

junho 20, 2014

Prossegue sem solução, mas ocasionando comprometimentos pesados e crescentes para os orçamentos do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde estaduais e municipais, o dilema criado pela Constituição de 1988 que estabeleceu a saúde como um…

A difícil reeleição de Santos na Colômbia

junho 17, 2014

Duas propostas - a Paz ou a Guerra - digladiaram-se duramente na campanha do 2º turno das eleições colombianas que domingo deram, felizmente, a vitória à primeira delas com a reeleição de Juan Manuel Santos com 50,9% dos votos contra 45,3% de Óscar…

Copa beneficia vinhos brasileiros

junho 16, 2014

A indústria vinífera brasileira exportou mais nos três primeiros meses do que em todo o ano passado. Em relação a igual período de 2013 o salto foi de 376%, em parte graças à campanha "Wake Up the Brazilian in You" (Desperte o brasileiro em você…

Síria: uma nova Somália?

junho 09, 2014

À medida em que a guerra civil na Síria se prolonga sem solução à vista, analistas como Lakhdar Brahimi – após demitir-se de suas funções  como mediador das uma vez mais fracassadas negociações de paz realizadas na semana passada em Genebra…

Felipe VI, Rei de Espanha

junho 08, 2014

Sucessor indicado pelo Generalíssimo Francisco Franco e empossado em novembro de 1945, dois dias após a morte por causas naturais do ditador que ao longo de três décadas comandara a Espanha, Juan Carlos I reinou até abdicar do trono 39 anos e…

Saúde no Brasil como parte dos BRICS

junho 01, 2014

Em sua edição do final de abril último a revista britânica The Lancet publicou o artigo “An assessment of progress towards universal health coverage [Uma apreciação do progresso rumo à cobertura universal de saúde] in Brazil, Russia, India, China and…

Três eleições sem rumo

maio 27, 2014

Os padrões democráticos continuam predominantes mundo afora e as eleições baseadas no chamado sufrágio universal costumam ser apresentadas como o símbolo da participação popular, uma medicina contra todos os males do absolutismo, do militarismo e…

O Caldeirão de Santelmo

maio 14, 2014

Em Santelmo, um típico país sul-americano, confundem-se as crises permenentes, a corrupção do Estado, a influência dos poderosos e a teimosa resistência da sua gente. Monsenhor Carlito procura amealhar fortuna contando com a cumplicidade do polaco…

Guerra en los Andes

maio 14, 2014

Esta obra es una guía para conocer la realidad de la región andina, a partir de la visión histórica que remonta a los tiempos del reinado inca, los 300 años de dominación española, y el periodo republicano, a fin de lograr una más clara comprensión…

Coréia do Sul lidera ranking educacional

maio 09, 2014

A Pearson Education, organização pertencente ao grupo Financial Times e Penguim Books, acaba de divulgar o Index of Cognition Skills and Educational Attainment  que edita desde 2012 com a mesma metodologia e os mesmos 40 países sob avaliação com base…

Talebans e a poliomielite

maio 07, 2014

A pólio é uma infecção viral aguda sem cura que pode redundar em paralisia e morte, mas é prevenível pela vacinação infantil. Internacionalmente erradicada, permanece ativa no Paquistão onde ocorreram 59 dentre os 74 casos novos confirmados em 201…

NEGOCIAÇÕES EM HAVANA E AS ELEIÇÕES COLOMBIANAS

maio 05, 2014

O governo colombiano e as FARC negociam a paz em Havana, num processo que se arrasta há dezessete meses com o acompanhamento de Venezuela, Chile, Noruega e Cuba como nações facilitadoras. A agenda iniciada em novembro de 2012 inclui seis pontos, dos…

Egito vulgariza pena de morte

abril 30, 2014

O Egito é um país cada vez mais governado por militares mercantilistas e raivosos com sólido apoio dos Estados Unidos e uma longa aliança com Israel, mas uma ilha de estabilidade numa região conturbada até que a primavera árabe nas ruas no final de…

Rússia, o czar e a Ucrânia

abril 16, 2014

Quarenta mil soldados russos aguardam, na fronteira com os territórios do leste ucraniano, a ordem do czar para atacar um inimigo que não tem como se defender. Esperam encontrar alguma resistência, pois a tomada da Criméia não teve a menor graça, uma…

Genocídio tutsi na Ruanda: nunca mais?

abril 10, 2014

Em Kigali e em todo o país nesta semana Ruanda lembra e chora os vinte anos do genocídio que durante cem dias a contar de 6 de abril de 1994 (data em que a aeronave do presidente hutu Juvenal Habyarimana foi derrubada matando a totalidade de seus…

Crimeia abandona Ucrânia a seus velhos problemas

março 23, 2014

Passou-se apenas um mês do momento em que (num sábado, 22 de fevereiro) a pressão tornou-se insuportável e 328 deputados, incluindo os da situação, decretaram o impeachment do presidente ucraniano Viktor Yanukovych. [caption id="attachment_447" align…

Vôo 370 revela iniquidades do governo malaio

março 20, 2014

O mistério que cerca a inexistência de pistas minimamente confiáveis do destino do vôo MH370 da Malaysia Airlines, tem como efeito colateral desnudar perante o mundo o verdadeiro caráter do governo malaio, uma semi-ditadura de quase seis décadas que…

Armas químicas na Síria: ainda a metade está por remover

março 20, 2014

A Organização para a Proibição de Armas Químicas, ligada à ONU, informa que aproximadamente a metade do arsenal sírio foi removido do país para destruição em outros países. De acordo com o informe, noticiado pelo site Foreign Poliy, 46% das armas…

Mensalão e suas interpretações

março 15, 2014

Mensalão O processo do Mensalão afinal está concluído, pelo menos no âmbito coletivo do STF, com a condenação de 24 dos 38 réus.  O site iG cita o procurador Roberto Gurgel para quem este foi o “mais atrevido e escandaloso caso de corrupção na…

Acordo viabiliza novo Canal do Panamá

março 15, 2014

Conforme notícias provenientes de Madri, o consórcio internacional encarregado da ampliação do Canal do Panamá - GUPC - com a empresa espanhola Sacys Villahermosa na liderança, anunciou na 6a. feira 14 de março ter concluído o Acordo que…

Venezuela: ainda não é a guerra civil

março 10, 2014

A cada novo dia a situação se torna mais e mais caótica na Venezuela, mas isso não significa que o país vizinho esteja próximo do que se poderia caracterizar como uma guerra civil. Um visitante que chegue ao país para uma curta estada com um pouco de…

Sánchez venceu em El Salvador?

março 10, 2014

Em El Salvador, Sánchez Cerén, guerrilheiro de primeira hora da Frente Farabundo Marti de Liberación Nacional - FMLN foi uma voz discordante à esquerda na boa administração atual de Mauricio Funes (casado com a militante petista Vanda Pignato), de…

Manifesto para transformação da Saúde Pública

março 10, 2014

A revista The Lancet acaba de lançar o Manifesto "Da Saúde Pùblica à Planetária", que pode ser assinado por quem o desejar. Para isso veja os links ao final da matéria reproduzida a seguir. Atendendo ao convite do The Lancet, ademais de firmar o…

Síria, a grande batalha

fevereiro 15, 2014

A Primavera Árabe chegou àquele que sempre foi seu verdadeiro objetivo de médio prazo: a derrubada de Bashar al-Asad na Síria. A mais longo prazo as armas poderão ser assestadas contra o inimigo maior do ocidente: o Irã dos aiatolás e de Mahmoud…

Gato para o jantar

fevereiro 15, 2014

Há muito tempo atrás, em pleno século XIV, Timbuktu no extremo sul do deserto do Saara, durante o Império Malinês era o centro cultural do islamismo. Sua universidade, a Sankore Madrasah com 25 mil estudantes, famosa pelo nível elevado de ensino das…

O grande Uruguai

fevereiro 07, 2014

Ao contrário dos seus mais potentes e irregulares vizinhos do norte e do sul, o pequenino Uruguai vai muito bem, obrigado. Com 176 mil km2 de área, pouco mais da metade do território gaúcho, é o primeiro da América Latina nos índices de…

Muitos pacientes e poucos médicos... nos EUA

janeiro 30, 2014

Um dos efeitos colaterais do novo modelo de saúde democrata agora implementado nos Estados Unidos - conhecido como Obamacare - é o aumento da quantidade de pacientes à procura de atenção médica, potencializando um fenômeno que tem se agravado nos…