A Saúde na Rússia, um século depois de Lênin

setembro 29, 2017.

[caption id="attachment_4712" align="alignright" width="300"] 978 9978 22 732 9 300x236 Kremlin em Moscou[/caption]

A revista The Lancet relembra o centenário da revolução russa de outubro de 1917 com um conjunto de oito textos relacionados às condições e ao sistema de saúde atuais. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/ - Volume 390, No. 10102, p1569–1570, 30 September 2017.

Mundo Século XXI reproduz, a seguir, a apresentação, o calendário com fatos históricos cobrindo o período 1917 – 1999, quando Vladimir Putin assumiu a presidência do país, e a tradução ao português da introdução (Health of Russian people after 100 years of turbulent history) e dos títulos dos demais sete artigos podem ser lidos em seus originais no idioma inglês na revista deste mês.

No "ensaio" introdutório, Sabine Kleinert e Richard Horton (Saúde na Rússia após 100 anos de turbulenta história) dizem que o país não teve êxito na tentativa de desenvolver um sistema de saúde moderno que fosse sustentável e disponível para todos. À exceção do controle do tabaco, as políticas preventivas são regressivas. O estigma associados à infecção pelo HIV com mensagens pouco efetivas resultam em que apenas uma minoria receba tratamento com terapia antiretroviral fazendo com que a mortalidade cresça numa época em que em muitos outros países a infecção (pelo HIV) tenha se transformado em uma doença crônica com expetativa de vida normal para os pacientes. O sistema de saúde tem como problemas uma baixa qualificação de muitos de seus profissionais, em geral subremunerados e desmotivados. A atenção primária, principalmente nas zonas rurais, é rudimentar, constituindo-se em uma severa barreira para o alcence de uma cobertura universal de saúde nesse imenso país, onde os investimentos em tecnologia e equipamentos modernos permanecem ausentes ou são inadequados. Ao final afirmam que The Lancet gostaria muito de trabalhar com a Rússia e com o povo russo para pensar seriamente sobre maneiras de colocar o seu sistema de saúde no Século XXIde Evguenia, uma "babouchka" com quem conversara recentemente em Moscou, referindo-se aos velhos tempos do regime comunista: "pelo menos naqueles dias eu não tinha renda nem contas a pagar, tinha livre acesso aos médicos e o Estado assegurava que minhas crianças fossem educadas e tivessem saúde."

Os textos

Health of Russian people after 100 years of turbulent history (Saúde do povo russo após 100 anos de turbulenta história)

Health in the Soviet Union and in the post-Soviet space: from utopia to collapse and arduous recovery  (Saúde na União Soviética e no período pós-soviético: da utopia ao colapso e à árdua recuperação)

How history shaped the health system in Russia (Como a história modelou o sistema russo de saúde)

Mental health and human rights in Russia—a flawed relationship (Saúde mental e direitos humanos na Rússia: um relacionamento 

Public health in Russia: a sad state of affairs (Saúde pública na Rússia: um caso lamentável de negócios 

Alcohol and health in Russia: good news at last (Álcool e saúde: boas notícias por fim

Tuberculosis and HIV/AIDS: the alien and the predator (Tuberculose e HIV/Aids: o extraterrestre e o predador 

Russian medicine: trying to catch up on scientific evidence and human values (Medicina russa: tentando por-se em dia com as evidências científicas e os valores humanos)

Civil society and drugs in Russia: moving towards the conservative agenda (sociedade civil e drogas na Rússia: no rumo de uma agenda conservadora)

Fatos históricos desde a revolução russa até Vladimir Putin

Março 8–16, 1917—Revolução de Fevereiro: protestos públicos levam à abolição da monarquia. O Czar Nicolau II abdica e um governo provisório é formado.

Nov 7–8, 1917—Revolução de Outubro: Bolchevistas liderados por Vladimir Lenin tomam controle de Petrogrado e do Palácio de Invernoe.

Março8, 1918: Os bolchevistas mudam o nome do seu partido para Partido Comunista Russo. A capital é mudada para Moscou.

Julho 16–17, 1918: o Czar Nicolau II e sua família é executado.

Abril 3, 1922: Joseph Stalin é nomeado Secretário Geral do Partido Comunista (PC).

Dezembro, 1922: Criação da União Soviética.

Jan 21, 1924: Lenin falece e em seguida Stalin emerge como líder do partido. Seu rival Leon Trotsky é demitido, exilado e finalmente assassinado em 1940.

1936–53: Milhões morrem no grande expurgo promovido por Stalin.

Setembro 1, 1939: Começa a Segunda Guerra Mundial.

Junho 22, 1941: A Alemanha invade a União Soviética.

1945: Termina a 2a. Guerra Mundial. A Rússia ocupa o leste europeu. Começa a Guerra Fria.

1953: Stalin morre. Nikita Khrushchev torna-se o Primeiro Secretário do PC.

1964: Leonid Brezhnev substitui Khrushchev.

1982–85: Após a more de Brezhnev', Yuri Andropov assume, mas morre um ano depois, sendo sucedido por Konstantin Chernenko que por sua vez também falece em seguida.

1985: Mikhail Gorbachev é indicado como Secretário Geral e começam a Glasnost (Abertura) e a Perestroika (Reestruturação) begin.

1986: A estação nuclear de Chernobyl explode.

1989: Colapse do comunismo na Europa Oriental. O Muro de Berlim é derrubado em 9 de novembro.

Dezembro, 1991: A União Soviética é sucedida pela Comunidade de Estados Independentes.

1992–98: Presidência de Boris Yeltsin.

1999: Vladimir Putin é feito President em função e em 2000 é eleito Presidente.

Tags: [Lenin, Putin, Revolução de 1917, Rússia, saúde]