Xadrez e Inteligência Artificial

janeiro 21, 2019.

Xadrez e Inteligência Artificial

O Xadrez, que costuma ser um jogo de paciência e de poucas emoções ao vivo para seus aficcionados, voltou ao topo da modernidade com o lançamento pelo Google do AlphaZero, o mais poderoso Chess Computer (computador que joga xadrez) já conhecido pela humanidade.  104522943 hi050856464 300x169

O mundial de xadrez

Comecemos pelo "esporte da inteligência" que recém escolheu seu campeão do mundo por meio de um sistema que a cada dois anos pr0move uma seleção global dos melhores jogadores até chegar a um grupo de oito que competem entre si em um torneio para que o vencedor se torne o desafiante. O match final frente ao detentor atual do título se dá em doze partidas nas quais cada jogador dispõe de duas horas para os primeiros quarenta lances e depois 50 minutos para os 20 lances seguintes e, quando necessário, ainda mais 15 minutos até o final. Em novembro de 2018 o desafio confrontou o norueguês e número um do planeta Magnus Carlsen de 28 anos (na imagem, em frente às peças negras) e o ítalo-americano Fabiano Caruana de 26 anos: dois gigantes, considerados gênios do tabuleiro com as maiores pontuações até hoje acumuladas segundo os critérios estabelecidos pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) - respectivamente 2.835 e 2.828 pontos, num sistema de rating em que a diferença entre o 1º e o 10º, o armênio Levon Aronian, é de apenas 68 dígitos (a campeã feminina, a chinesa Yifan Hou, tem rating 2.662). Como palco o salão principal de um prédio histórico de três andares em pleno centro de Londres, o The College Holborn na Southampton Road, com capacidade para 4.500 assistentes que segundo o anúncio dos organizadores, poderiam "assistir as partidas como se estivessem na sala com os grandes mestres". Já no entorno da mesa de jogo deve imperar o silêncio absoluto, com as únicas exceções do trabalho dos encarregados da filmagem e do click do relógio que marca o tempo.

Após onze partidas caracterizadas pelo equilíbrio absoluto e onze empates, feito o 31º lance de Carlsen que jogava com as peças negras, o mundo enxadrístico afinal teve uma surpresa, não porque o campeão fizesse um movimento arriscado e sim porque - numa posição muito forte com ataque nitidamente promissor na ala da dama que poderia render-lhe a vitória no longo prazo - fez a proposta de novo empate, de imediato aceita com nítido alivio por Caruana. Com isso, o dia seguinte já estava reservado para um tie-break: quatro partidas de xadrez rápido de 25 minutos para cada lado jogadas com 10 minutos de intervalo entre uma e outra.  Então se descobriu a razão pela qual Carlsen forçara esse tipo de desempate: Caruana foi arrasado e a 4a. partida nem foi necessária, pois o placar de 3 x 0 indicava que o norueguês detectara (no match principal) alguma fraqueza essencial no jogo do adversário e, confiante na própria genialidade especialmente em partidas rápidas, mantinha seu título.

AlphaZero em ação

Inteligência Artificial - IA - segundo o Webster é "a capacidade de uma máquina para imitar o comportamento humano com o objetivo de construir sistemas que pensem exatamente como os homens". Computadores que jogam xadrez há muito demonstraram sua superioridade. Em 1996 o então número um, o russo Garry Gasparov, perdeu por 4 x 2 do Deep Blue, da IBM, que podia avaliar 200 milhões de posições por segundo e ao final, irritado, chegou a acusar a máquina de trapaceira e de não ter originalidade. Hoje essas máquinas são proibidas de participar em competições ao vivo e, por isso, possuem seus próprios torneios. No último campeonato mundial entre computadores enxadristas os dez melhores se enfrentaram e o vencedor uma vez mais foi Stockfish (rating FIDE de 3.438), seguido por Houdini e Komodo (ambos com 3.400), todos nomes comerciais.  Três anos atrás grandes indústrias do ramo - Amazon, Google, Apple, Deep Mind, IBM e Microsoft - decidiram unir esforços e criaram uma plataforma aberta na qual cada uma segue desenvolvendo seus programas além dos projetos em comum, com avanços e resultados compartidos.

Finalmente a Google, ao final de 2017, apresentou o algoritmo Alphazero produzido pela companhia afiliada DeepMind. Um algoritmo nada mais é do que a sequência de procedimentos necessários para a execução de uma tarefa. Análise de algoritmos é um ramo da ciência da computação. O Alphazero, ao contrário de seus predecessores que necessitam acumular uma quantidade imensa de informações - p.ex., as partidas jogadas por mestres e grandes mestres em todos os tempos, ademais das teorias de abertura e desenvolvimento - para não mais esquecê-las, partiu do zero, apenas com as regras básicas de jogos como o Shogi (o xadrez japonês), GO e Xadrez. Então aprendeu jogando consigo mesmo e com a correção dos próprios erros, para tornar-se o melhor jogador de xadrez já conhecido na Terra depois de apenas quatro horas. De imediato desafiou Stockfish, o campeão, derrotando-o numa partida com abertura de peão-dama em 117 lances. Então veio um match em 100 partidas, no qual AlphaZero comprovou sua superioridade ao vencer 28 e empatar 72. Nenhuma derrota! Ademais, mostrou-se muito mais seletivo, vencendo por ser mais esperto (enfim, mais sábio) e não mais rápido, pois examina cerca de 60 mil mps (movimentos por segundo) frente aos 60 milhões analisados pelo Stockfish. Ainda não foi calculada a pontuação FIDE do AlphaZero, mas estimativas preliminares indicam que atingiu a incrível marca de 3.750 pontos. Magnus Carlsen não opinou, mas seu treinador, Peter Nielsen, falou por ele declarando que "os alienígenas vieram e nos mostraram como jogar xadrez."

Um novo mar de possibilidades e dúvidas

Se o AlphaZero é capaz de solucionar os mais complexos problemas, por que não utilizá-lo para responder às grandes dúvidas da humanidade e para solucionar ou apressar a solução dos nossos dilemas médicos? Estas fronteiras começam a ser rompidas velozmente. Na área médica os primeiros usos abrangem a área radiológica com um algoritmo analisando milhares de imagens de fundo de olho para detectar anomalias na retina, socorro muito bem-vindo pelos oftalmologistas que carecem de mão-de-obra especializada para ler e até mesmo diagnosticar as imagens que às milhares são produzidas a cada dia. Num hospital ou nos consultórios médicos a possibilidade de que um algoritmo possa indicar quem sofrerá um derrame cerebral ou qualquer dos problemas neurológicos pode ser algo extraordinário num campo onde a celeridade do pronto diagnóstico representa a diferença enre a vida e a morte. O mapeamento celular e a identificação de riscos e soluções precisas para doenças como o câncer e avanços potenciais na área da genética são benefícios de valor incalculável para a ciência.

Quanto ao xadrez, não há qualquer comprovação de que sua prática aumente a inteligência de crianças, jovens, adultos, homens, mulheres ou mesmo tão só dos enxadristas. Não obstante seja uma excelente ferramenta para melhorar a capacidade de concentração em fatos e coisas essenciais, os estudos demonstram que jogar xadrez ensina a... jogar melhor xadrez.

Com a chegada dos robots às casas e aos negócios, o que restará para o homem decidir? O debate se fere no último dos bastiões essencialmente humanos: a consciência, que é a aptidão para ter emoções, para sentir dores, alegrias, raiva, amor, algo não permitido (até agora) aos computadores que de fato são cada vez mais insuperáveis no quesito inteligência, que é a aptidão para resolver problemas. AlphaZero liquidou com Stockfish e não deu sequer um sorriso, não teve preocupações nem medo, não ficou cansado e muito menos precisou sair de junto do tabuleiro para esticar as pernas ou tomar um cafezinho. Mas, terá ele algum dia os conhecimentos e acima de tudo será guiado pelas sensações e pelos mínimos detalhes de comportamento humano que permitiram a Magnus Carlsen identificar micro falhas de caráter e micro deficiências no modo de Fabiano Caruana comportar-se e jogar, para oferecer o empate na última partida do match numa posição sem dúvida favorável obrigando a que se lançassem na loteria de um tie-break que venceu por ter o fator emocional a seu favor? (Vitor Gomes Pinto - 21/01/2019 - em: www.mundoseculoxxi.com.br)

Tags: [AlphaZero, campeão do mundo, computadores, Fabiano Caruana, Houdini, Inteligência artificial, Komodo, Magnus Carlsen, Match, Stockfish, Xadrez]