Turquia elege Erdogan

agosto 08, 2014.

No pleito deste domingo 10 de agosto de 2014, o atual 1º Ministro  Recep Tajip Erdogan foi eleito presidente da Turquia.

"Apesar das pesadas críticas da oposição turca e de lideranças internacionais em relação às práticas do governo da AKP durante os recentes protestos públicos do Parque de Gezi e às denúncias de crescente corrupção oficial, uma clara maioria dos eleitores apóia a performance de Erdogan como 1º Ministro e principal líder do país. Os níveis de aprovação são mais altos entre as pessoas mais pobres, que relatam uma melhora substancial em seus padrões de vida particularmente nos últimos anos.

Erdogan obteve 52% dos votos. Os candidatos opositores, ligados ao Partido Democrático Popular pró-curdos, o ex-diplomata e professor Ekmeleddin Ihsanoglu e Selahattin Demirtas alcançaram, respectivamente, 38,3% e 9,7% das preferências dos eleitores. "Hoje a nação venceu novamente. Aqueles que não votaram em mim foram vencedores da mesma forma que os que me apoiaram", disse Erdogan à multidão em Ankara.

[caption id="attachment_858" align="alignleft" width="170"] Recep Erdogan, reeleito em agosto/2014 , como Primeiro Ministro da Turquia Recep Erdogan, eleito Presidente da Turquia[/caption]

Tags: [Erdogan, Turquia, União Europeia]