Americanos, afegãos e o ópio

janeiro 12, 2018.

Dezesseis anos atrás, quando os americanos chegaram ao Afeganistão, a produção de ópio era de 180 toneladas anuais. Em 2017 um novo recorde foi estabelecido, com 9.000 toneladas. Na província de Helmand em plena região do Indocuche, junto à fronteira paquistanesa, quando o inverno vai embora para dar lugar à primavera acompanhando o degelo das grandes montanhas himalaias, a paisagem muda com as cores rosa, branca, amarela dos milhares de pés de papoula de onde é extraído o ópio.

Velhos irmãos, os ingleses não perdem chance de se divertirem com as asneiras cometidas pelos americanos e sempre apoiadas desde a primeira hora pela rainha. O caso do Afeganistão é exemplar. Alfred W. McCoy, um especialista em sudeste asiático e em políticas ligadas ao ópio e à heroína, professor na Universidade de Wisconsin (Madison), está lançando seu novo livro – Nas sombras do século americano (In the Shadows of the American Century) – pela Oneworld, previsto para lançamento neste final de janeiro no Reino Unido. O capítulo dedicado aos erros cometidos no Afeganistão pelos EUA e pelo Reino Unido foi reproduzido pelo The Guardian em sua edição do último dia 9 (www.theguardian.com/news/2018/jan/09) com o título “Como o tráfico de heroína explica o fracasso dos Estados Unidos e do Reino Unido no Afeganistão¨(How the heroin trade explain the  US UK failure in Afghanistan). Os pontos principais do artigo constam a seguir.

Na aba “Mundo” dedicada a temas da atualidade internacional, MUNDO SÈCULO XXI diversas vezes tem abordado tanto o panorama global da produção e do tráfico de drogas, quanto o chocante caso do Afeganistão que sozinho assumiu o papel desempenhado pelo famoso triângulo do ópio (Tailândia, Birmânia e Laos).

As análises e conclusões de McCoy, no entanto, ao mesmo tempo em que são um libelo crítico e uma ode à inutilidade da ocupação norte-americana no Afeganistão, omitem ou dão ênfase marginal ao envolvimento dos funcionários yanques com o comércio da droga, o que significa, por extensão, o envolvimento dos próprios comandantes das operações de campo e do governo de Washington. Os defeitos, a corrupção, as culpas, no minucioso relato de McCoy recaem quase sempre sobre os Talibãs, sobre a inépcia das forças militares e civis afegãs, evidentemente poupando os que estão 'no lado de cá'. Mesmo assim, fica suficientemente claro que erros de decisão imediata ou de estratégias de médio e longo prazo, foram cometidos em proporções gigantescas nos últimos dezesseis anos pelas distintas administrações centrais de Washington no Afeganistão.

Mais ainda, o componente “consumo” das drogas pouco relevo recebe (pelo menos no estrato publicado pelo The Guardian), ainda que explique em boa parte o fenômeno da multiplicação contínua dos cultivos de papoula nas províncias próximas ao Paquistão. Na prática, o uso de heroína por consumidores norte-americanos literalmente explodiu consolidando um mercado sempre pronto a pagar o que necessário fosse para sustentar o vício.

Depois de fazer a guerra mais longa em sua história, os EUA estão à beira da derrota no Afeganistão. Como isso poderia ser possível? Como a única superpotência do mundo lutou continuamente por mais de 16 anos – colocando mais de 100 mil soldados no pico do conflito e sacrificando a vida de quase 2.300 homens, gastando mais de US $ 1 trilhão (£ 740 bilhões) em suas operações militares, produzindo um recorde US $ 100 bilhões em "construção nacional", além de ajudar a financiar e treinar um exército de 350 mil aliados afegãos - e ainda não conseguir pacificar uma das nações mais empobrecidas do mundo? Tão lúgubre é a perspectiva de estabilidade no Afeganistão que, em 2016, a Casa Branca de Obama cancelou uma retirada planejada de suas forças, ordenando que mais de 8 mil soldados permaneçam no país indefinidamente. No insucesso americano encontra-se um paradoxo: o gigantesco poderio militar de Washington foi detido por uma pequena flor rosa - a papoula do ópio.

Foi durante a guerra fria que os EUA intervieram pela primeira vez no Afeganistão, apoiando militantes muçulmanos que estavam lutando para expulsar o exército vermelho soviético. Em dezembro de 1979, os soviéticos ocuparam Cabul e Washington, ainda ferido pela queda em Saigon quatro anos antes, decidiu dar a Moscou seu 'próprio Vietnã' apoiando a resistência islâmica. Nos 10 anos seguintes, a CIA proporcionaria aos guerrilheiros mujahedin uma estimativa de US $ 3 bilhões em armas. Esses fundos, juntamente com uma colheita de ópio em expansão, sustentariam a resistência afegã pela década que levaria para forçar uma retirada soviética.

A produção de ópio passou de cerca de 180 toneladas em 2001 para mais de 3.000 toneladas por ano após a invasão e para mais de 8 mil em 2007. Toda primavera, a colheita de ópio enche novamente os cofres do Talibã, financiando salários para uma nova safra de guerrilheiros. Em cada etapa de sua história trágica e tumultuada nos últimos 40 anos - a guerra secreta da década de 1980, a guerra civil dos anos 90 e sua ocupação pós-2001 - o ópio desempenhou um papel central na moldagem do destino do país. Em uma das amargas ironias da história, a ecologia única do Afeganistão convergiu com a tecnologia militar americana para transformar esta nação remota e sem litoral no primeiro narco-estado verdadeiro do mundo - um país onde as drogas ilícitas dominam a economia, definem escolhas políticas e determinam o destino das intervenções estrangeiras.

Durante a década de 1980, a guerra secreta da CIA contra a ocupação soviética do Afeganistão ajudou a transformar as fronteiras afegãs e paquistanesas em uma plataforma de lançamento para o comércio mundial de heroína. ‘Na área tribal’, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos em 1986, ‘não há força policial. Não há tribunais. Não existe tributação. Nenhuma arma é ilegal. Haxixe e ópio estão frequentemente expostos’.

À medida em que os guerrilheiros mujahedin ganharam terreno contra a ocupação soviética e começaram a criar zonas liberadas dentro do Afeganistão no início da década de 1980, a resistência ajudou a financiar suas operações cobrando impostos de camponeses que colhiam as lucrativas papoulas de ópio, particularmente no fértil vale de Helmand. As caravanas que transportavam armas da CIA para aquela região para a resistência muitas vezes retornaram ao Paquistão carregadas com ópio - às vezes, relatou o New York Times ‘com o consentimento dos oficiais de inteligência paquistaneses ou americanos que apoiaram a resistência’.

À medida em que a guerra soviético-afegã diminuiu entre 1989 e 1992, Washington se afastou do Afeganistão e logo uma guerra civil predatória estourou em um país que já havia sofrido, nos dez anos precedentes, cerca de 1,5 milhão de mortos (10% da população). Enquanto isso, tendo se multiplicado vinte vezes durante a era da guerra secreta da década de 1980, a colheita de ópio voltou a duplicar durante a guerra civil dos anos 1990. Nesse período de turbulência, a ascensão do ópio pode ser melhor entendida como uma resposta a danos graves de duas décadas de conflitos. Com o retorno de cerca de três milhões de refugiados a uma terra devastada pela guerra, os campos de ópio foram uma dádiva de emprego, exigindo nove vezes mais trabalhadores para cultivar do que o trigo, a cultura tradicional do país.

Na primeira fase da guerra civil, de 1992 a 1994, os líderes de guerra locais ​​combinaram armas e ópio em uma luta interna pelo poder. Mais tarde, o Paquistão decidiu apoiar uma força Pashtun recentemente surgida, o Talibã. Depois de tomar Kabul em 1996 e assumir o controle de grande parte do país, o regime Talibã encorajou o cultivo local de opio, oferecendo proteção governamental ao comércio de exportação e cobrando os impostos necessários tanto para o opio colhido quanto para a heroína fabricada. As pesquisas da ONU sobre o ópio mostraram que, durante os primeiros três anos do Talibã no poder, a safra de ópio do Afeganistão representou 75% da produção mundial.

Em julho de 2000, no entanto, quando uma seca devastadora entrou no segundo ano e a fome se espalhou por todo o Afeganistão, o governo Talibã ordenou de repente a proibição de todo o cultivo do ópio, em aparente busca de aceitação internacional. Uma pesquisa subseqüente da ONU em 10.030 aldeias descobriu que essa proibição reduziu a colheita em 94%.

Três meses depois os Talibãs enviaram uma delegação à sede da ONU em Nova York para negociar a proibição contínua da droga do país em uma tentativa de reconhecimento diplomático. Em vez disso, a ONU impôs novas sanções ao regime de proteção de Osama bin Laden. Os EUA, por outro lado, realmente recompensaram os Talibãs com US$ 43 milhões em ajuda humanitária, mesmo secundando a crítica da ONU. Anunciando esse auxílio em maio de 2001, o secretário de Estado, Colin Powell, elogiou ‘a proibição do cultivo de papoula, uma decisão dos Talibãs que agradecemos’

Depois de ignorar o Afeganistão por uma década, Washington ‘redescobriu’ o país após os ataques terroristas do 11 de setembro. Em outubro de 2001, os EUA começaram a bombardear o país e, com o apoio das forças britânicas, lançaram uma invasão liderada por senhores da guerra locais. O regime Talibã entrou em colapso com uma velocidade que surpreendeu muitos funcionários do governo. Em retrospectiva, parece provável que a proibição do ópio tenha sido um fator crucial. O Afeganistão, durante duas décadas, dedicara uma parcela crescente de seus recursos - capital, terra, água e trabalho - à produção de ópio e heroína. A repentina erradicação do opio pelo regime Talibã provou ser um ato de suicídio econômico que levou uma sociedade já debilitada à beira do colapso. Uma pesquisa da ONU de 2001 descobriu que a proibição ‘resultou em uma perda severa de renda para cerca de 3,3 milhões de pessoas’. Nesse contexto, tornou-se, segundo a ONU, ’mais fácil para as forças armadas ocidentais persuadir as elites rurais e a população a se rebelarem contra o regime’. Em pouco mais de um mês, a campanha letal de bombardeio dos EUA, combinada com ataques terrestres de seus aliados da guerra, quebrou as defesas enfraquecidas do Talibã. Mas a estratégia dos EUA a longo prazo plantaria as sementes, literalmente, para o surpreendente reaparecimento do Talibã apenas quatro anos depois.

Em 2009, os guerrilheiros estavam se expandindo tão rapidamente que o novo governo Obama optou por um ‘aumento’ da força de tropas dos EUA para 102 mil em uma tentativa de paralisar o Talibã. _Ao atacar os guerrilheiros, mas não conseguindo erradicar a colheita de ópio, na prática financiando novos insurgentes a cada primavera, a estratégia de Obama logo vacilou. Durante a temporada de luta contra o Afeganistão em 2015, os Talibãs tomaram decisivamente a iniciativa de combate, e o ópio parecia cada vez mais embutido em suas operações. _Em 2016, 15 anos depois de o Afeganistão ter sido ‘liberado’ e, em uma reversão significativa das políticas de retirada do governo Obama, Washington lançou um mini-aumento de ’centenas’ de novas tropas dos EUA na província de Helmand.

Com suas forças desmoralizadas e os Talibãs colocando lutadores agressivos equipados com visão noturna e armas sofisticadas, os ataques aéreos dos EUA tornaram-se a última e tenra linha de defesa do governo afegão. E em uma admissão tácita de fracasso, a administração Obama anunciou que 8.400 soldados permaneceriam lá no futuro previsível.

Em Helmand e outras províncias estratégicas, o exército afegão parecia estar perdendo uma guerra que agora era conduzida como uma batalha pelo controle dos lucros do ópio no país. ‘Os funcionários do governo afegão se envolveram diretamente no comércio do ópio’, informou o New York Times em fevereiro de 2016. Ao fazê-lo, eles expandiram ‘sua concorrência com os Talibãs em uma luta pelo controle do narcotráfico, ao mesmo tempo em que impõem um imposto sobre os agricultores praticamente idêntico ao que o Talibã usa’.

Essas tendências sombrias persistiram em todo o ano de 2017, já que a safra de opio afegão quase dobrou para 9 mil toneladas, muito acima do pico anterior de 8.200 toneladas. Em novembro, convencido de que o ópio está fornecendo 60% dos fundos do Talibã para salários e armas, o comando dos EUA - fortalecido pela decisão de Donald Trump de ‘vencer’ a guerra do Afeganistão - despachou, pela primeira vez, caças F-22 e bombardeiros B-52 para destruir 10 dos laboratórios de heroína do Talibã em Helmand, uma pequena parcela das 500 refinarias de drogas do país.

_No futuro previsível, o ópio provavelmente permanecerá enredado na economia rural, na insurgência Talibã e na corrupção governamental, cuja soma é o enigma afegão. _O fracasso da intervenção dos Estados Unidos no Afeganistão oferece uma visão mais ampla dos limites do seu poder global. A persistência do cultivo de ópio e da insurgência Talibã sugere o que as políticas que Washington impôs sobre o Afeganistão desde 2001 atingiram um beco sem saída. Após 16 anos de guerra contínua, Washington enfrenta a mesma escolha que teve em 2010, quando os generais de Obama transportaram seus homens para Marja (cidade símbolo do tráfico, em Helmand). Assim como foi ao longo da última década e meia, os EUA podem permanecer presos no mesmo ciclo sem fim.

Mesmo para essa terra problemática e seu problema político incrivelmente complexo, no entanto, existem alternativas. Investir mesmo uma pequena parcela de tudo o que gastou em financiamento militar na agricultura do país pode produzir mais opções econômicas para os milhões de agricultores que dependem da cultura do ópio para o emprego. Então, talvez o Afeganistão deixe de ser o principal narcoestado do planeta - e talvez o ciclo anual de violência possa finalmente ser quebrado.” (VGP)

Tags: [Afeganistão, drogas, EUA, heroína, ópio, Talibã]