PPK assume no Peru

julho 29, 2016.

Após ter derrotado por mínima diferença (50,1% x 49,9%) a Keiko Fujimori - a filha do ditador Alberto Fujimori -, o economista Pedro Paulo Kuczinski  está empossado como novo Presidente da República do Peru, com mandato para os próximos cinco anos. A economia nacional avançou com Ollanta Humala, mas fortes desigualdades persistem e agora PPK tem o desafio de criar oportunidades para 40% da população mais pobre, além de fazer frente à crescente criminalidade.

O Partido Força Popular, de Keiko, obteve maioria absoluta no Congresso, mas os analistas consideram que a sociedade peruana não o autorizou a fazer uma opoaição destrutiva ao novo governo. PPK diz que não submeterá todas suas decisões ao Parlamento e que tentará uma aproximação realista com o fujimorismo.

[caption id="attachment_3166" align="aligncenter" width="300"]Peruvian presidential PPK, novo Presidente do Peru 2016 - 2021 PPK, novo Presidente do Peru 2016 - 2021[/caption]

PPK tem pouco carisma, em parte devido a sua história como um gentleman. Ele é primo do cineasta franco-suiço Jean-Luc Godard e sua esposa Nancy é prima da atriz hollywoodiana Jessica Lange. Educado na Inglaterra, ele aprendeu piano e flauta no London Royal College of Music. Fez seus estudos formais em Oxford e Princeton, tornando-se depois um funcionário do Banco Mundial em Washington, antes de exercer vários postos na área econômica do governo peruano.  Segundo a Al Jazeera, seu pai, um médico, serviu o exército alemão durante a 1a. Guerra mundial, deixando-o quando Adolf Hitler tomou o poder, mudando-se com a família para a selva amazônica peruana.

Tags: [Fujimori, Peru, PPK]