Curiosidades: Aristóteles e Platão no topo da cultura

março 17, 2014.

Uma instituição norte-americana dedicada à pesquisa - MIT Media Lab  de Cambridge, Massachusetts, acaba de divulgar os resultados do projeto "Pantheon Mapping Global Cultural Production" destinado a identificar a produção cultural histórica de todos os tempos. Para os seus idealizadores, a Cultura pode ser entendida como toda a informação que os homens - e os animais - geram e transmitem por meios não genéticos. Os filósofos gregos Aristóteles (Ano -384) e Platão (-427) foram considerados os dois maiores ícones da cultura global. Jesus Cristo, originário da Palestina, ficou  em 3º (Ano -4), seguindo-se dois outros gregos: o filósofo Sócrates (-469) e o conquistador Alexandre O Grande (-356). Até a décima posição da lista, constam o italiano Leonardo da Vinci (Ano 1452) classificado como inventor, o filósofo chinês Confúcio (-551), o "político" romano Júlio César (-100), o grego Homero (-800), autor da Ilíada e da Odisséia, e o filósofo grego Pitágoras.

[caption id="attachment_430" align="alignright" width="76"]Aristóteles - Grécia, 384 A.C. Aristóteles - Grécia, 384 A.C.[/caption]

Dentre os cem primeiros, ficaram em posições secundárias Arquimedes, Moisés, Maomé, Hitler (em 14º), Mozart, Shakespeare, Napoleão Bonaparte, Isaac Newton e Albert Einstein entre outros. São 93 homens e 7 mulheres, estas com Cleópatra em 28º.  O único latino-americano é o argentino Che Guevara (1928) e, se o Brasil não deu qualquer contribuição, Portugal comparece com  Vasco da Gama (1469) e  Fernão de Magalhães (1480) que tem seu nome traduzido para o inglês como "Ferdinand Magellan". Para ver a lista completa e os critérios de escolha, consulte https://pantheon.media.mit.edu.

Tags: []