Neste sábado, 6 de abril de 2018, aconteceu o que poucos consideravam possível: a detenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de cumprir a sentença de 12 anos e 1 mês ditada pela Justiça brasileira. Com isto, faz sua principal vítima a crise brasileira desatada pela ocupação das principais empresas estatais por um vasto e profundo esquema de corrupção cujas bases estavam firmemente cravadas no âmago dos governos de Lula da Silva e da sucessora por ele indicada Dilma Rousseff. O esquema mostrou-se muito centrado no comando do Partido dos Trabalhadores (PT), mas não só ai, pois muitos outros partidos logo viram-se envolvidos a fundo nos mais criativos, incríveis e bilionários esquemas de corrupção, todos tremendamente lesivos para o povo brasileiro. De maneira inevitável o país afundou numa forte recessão econômica e moral que agora traz ao coração do problema aquele que é considerado o responsável maior por esse que já é considerado como o período mais negro vivido por esse lindo e até então alegre país tropical.
A justificativa para a detenção de Lula é bucólica: um caso de aceitação de um apartamento luxuoso na praia do Guarujá como propina proveniente da empresa OAS, mas no Brasil todos sabem que a verdadeira razão está na imensa crise econômica que engolfou o país e que foi escancarada por operações como o Mensalão e a Lava Jato. Tudo ocorre quase às vésperas das eleições presidenciais já marcadas para outubro próximo.
Na intensa repercussão internacional que o caso mereceu, muitos correspondentes deixam-se levar por suas (ou dos veículos em que trabalham) preferências e escolhem um lado ao invés de fazer jornalismo informativo, ou se aproveitam da forte crise brasileira para ainda mais transformarem o país em motivo de chacota. MUNDO SÉCULO XXI destaca uma substancial reportagem da renomada revista Semana de Bogotá – A encruzilhada brasileira com Lula atrás das grades -, que fornece uma boa visão sintética do caso e é reproduzida na íntegra a seguir. Capa do The Economist (8/4/2018): 1) Brasil decola – 2) Brasil murchou? (em tradução livre)
La encrucijada brasileña con Lula tras las rejas
La polémica condena contra Luiz Inácio Lula da Silva pone en entredicho a la democracia brasileña. La intervención de los militares y las dudas sobre la solidez del proceso oscurecen el panorama electoral del gigante suramericano, mientras se espera un estallido social.
Deixe seu Comentário