Carros aéreos e sem motorista

março 18, 2015.

[caption id="attachment_1816" align="alignright" width="300"]AeroMobil 3.0 AeroMobil 3.0[/caption]

Mesmo dizendo-se céticos quanto ao prazo previsto para comercialização, o site da FP (Foreign Policy - Situation Report de 17/3/15) divulgou entrevista com Juray Vaculik, CEO da empresa californiana AeroMobil que em outubro último apresentou seu revolucionário carro aéreo, versão 3.0, que decola e aterrissa em terra ou grama.

Com uma velocidade de 200 km por hora e dois lugares, ainda exige piloto, mas a versão seguinte deve ser inteiramente autônoma, auto-dirigida. O custo estimado chega a "cerca de centenas de milhares de euros", o que o fará acessível apenas a milionários que já são proprietários de automóveis luxuosos e aeronaves. A Sony está empenhada em um projeto concorrente, devendo em breve enfrentar os modelos da Apple e do Google.

Enquanto isso, a Google realizou um test-driver com seu carro auto-dirigido que você pode ver em vídeo neste Site. O "motorista" é um cego que, obviamente, não tem como conduzir seu veículo, mas no "Self-driver car" vai onde deseja dentro de um roteiro pré-programado. Pessoas com visão normal poderão ocupar-se em outras atividades enquanto viajam, lendo um bom livro, fazendo palavras cruzadas, conversando, mirando a paisagem ou consultando seus emails e lendo de tudo um pouco na internet.

Tags: []