Zim! Uma aventura no sul da África de Pinto, Vitor Gomes

ZIM de Zimbabwe, a terra do eterno ditador Robert Mugabe. Obra única para quem quer entender a África profunda e – porque não dizer – as raízes do nosso Brasil em relação à terra mãe.

ZIM! é um livro sem dúvida desafiador e impressionante pela sua dimensão humana e pelos temas que aborda. A partir do rapto, em Joanesburgo, de GT, um brasileiro que trabalha como representante de vendas para uma empresa de Londres, surge uma bem urdida trama, carregada de tensão, na qual estão presentes as disputas entre brancos e negros, a pandemia da Aids, as invasões de terras, a mescla entre religiões e feitiçaria, a ganância típica das lutas pelo poder e pelo dinheiro. A história é ambientada principalmente na África do Sul e no Zimbabwe – Zim, para os nativos –, mas pode ser lida como um retrato da África atual, onde vive 13% da população mundial. Seus personagens são cheios de simbolismo: um fidalgo inglês, um sem-casta (dalit) nepalês, um médico moçambicano, um curandeiro e um médium aborígines, um líder dos veteranos da guerra de independência do Zimbábue, entre outros. GT e sua mulher, Milena, são obrigados a enfrentar uma realidade desconhecida, envolvendo-se com a descoberta de uma solução rápida e milagrosa para a Aids, desafio que tem um desfecho surpreendente.

O jornal O Estado de São Paulo publicou uma excelente resenha do ZIM em seu Caderno de Cultura de domingo, dizendo que “o Autor, neste livro, une conhecimento técnico com ficção”.

SERVIÇO
ZIM! UMA AVENTURA NO SUL DA ÁFRICA
Editora Conex – São Paulo. 368 páginas
Autor: Vitor Gomes Pinto – pvitorgomes@gmail.com

Valor: R$ 40,00