Conversa com Marco Lucchesi – Presidente da ABL

O Espaço de Leitura da Câmara dos Deputados em Brasília, nesse 27 de maio de 2019 a Conversa com o Autor – tradicionalmente organizada pela coordenação da Biblioteca da Câmara ao final da tarde das 2as. feiras -, viveu um grande e saboroso momento. O “Autor” foi, nada mais nada menos, o acadêmico imortal Marco Lucchesi, presidente em pleno exercício da Academia Brasileira de Letras: uma festa de cultura e de privilegiada inteligência, tão necessária para o Brasil de hoje.

O Dr. Lucchesi é, dentre mil títulos, escritor, poeta, tradutor, com três Prêmios Jabuti no currículo, pertence às Academias das Ciências de Lisboa e Lucchese di Scienze, Arti e Lettere, Doutor honoris causa da Universidade de Timisoara, professor titular de Literatura Comparada da UFRJ.

Acima de tudo ao falar e responder às questões de um público que sorvia suas palavras, mostra ao mesmo tempo uma cultura imensa e uma simplicidade que a todos logo cativa. Recebido pela manhã pelo presidente da Casa para um café na residência oficial da Câmara no qual uma ainda maior aproximação entre as duas instituições foi aprofundada, Lucchesi desde logo – ao ver à sua frente o grupo de alunos da escola brasiliense Zilda Maria Arns – deu vasa a uma de suas paixões: o estímulo à juventude, passando a interagir ativamente com os garotos e garotas – quase todos na faixa de 15 e 16 anos de idade. Lembrou, também, de suas frequentes visitas a presídios onde procura de um lado compreender e de outro lado induzir o amor à literatura e às ciências na mais do que sofrida população carcerária do país.

Fluente em pelo menos vinte idiomas, contou uma experiência com um dos presos que se expressava laconicamente numa língua que ninguém entendia. Afinal e com muito tato, descobriu-se que o homem era um cidadão romeno. De imediato, Lucchesi dirigiu-se a ele em um correto e claro romeno, obtendo de volta um sorriso maravilhado e absolutamente surpreso por estar conversando na sua língua mãe em local tão improvável.

Ao final (vide fotos), os três amigos que se fizeram presentes – o professor emérito da UNB José Dórea, o professor Osires Rezende e o responsável por este site, Vitor G. Pinto (que deixou seu último livro, A sobrevivência de W, nas mãos do Dr. Lucchesi) – cumprimentaram emocionados a diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Janice Silveira, e toda sua equipe.

 

1) Na Biblioteca da Câmara dos Deputados, Vitor Gomes Pinto (casaco claro) e Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL); 2) Osires Rezende, Marco Lucchesi e Janice Oliveira, Diretora da Biblioteca da Câmara – em Brasília, 27/5/2019 (imagens de Laila Monaiar)

 

Be the first to comment

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*